Arquivo

D. Duarte

Efemérides

Foi no dia 31 de outubro de 1391 que nasceu, em Viseu, D. Duarte, rei de Portugal cognomizado como “O Eloquente”. Foi rei de Portugal desde 1433 até à morte.

Filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, participou na conquista de Ceuta em 1415, sendo armado cavaleiro por seu pai na mesquita local, transformada em templo cristão. Já associado ao despacho dos negócios do Estado, casou em 1428 com D. Leonor de Aragão. Mal ascendeu ao trono reuniu cortes em Santarém para reformar a administração pública, coligir a legislação do reino e restaurar a Fazenda da coroa. Fez prosseguir a expansão marítima ao longo da costa africana. Foi um administrativo meticuloso e um governante de gabinete, culto e dado à especulação filosófica, tendo escrito “O Leal Conselheiro” e “Arte de Bem Cavalgar Toda a Sela”.

Enérgico mas calmo, o seu breve reinado ficou ensombrado com o desastre de Tânger, em 1437, e a subsequente tragédia de seu irmão D. Fernando, que ficou como refém e acabou por morrer na prisão. D. Duarte, por sua vez, morreu em Tomar a 13 de setembro de 1438.

Por: Américo Brito

D. Duarte

Sobre o autor

Leave a Reply