Arquivo

CX Seia notável na II e III Divisões

Senenses lideram zona Norte e são segundos na série C

O Clube de Xadrez de Seia está em destaque nos Nacionais da II e III Divisão. A equipa B continua invencível na II Divisão após derrotar este fim-de-semana a AEJ São João da Madeira (4-0), uma vitória fora que consolidou a liderança da zona Norte. Menos positiva está a ser a participação da ADE, que perdeu em casa com o GX Kabab (Santarém) por 2-0. Na III Divisão, os senenses também ganharam, enquanto a ADE B venceu o “derby” covilhanense frente ao Oriental de S. Martinho (3-1). No sábado, o CX Seia B recebe os Peões de Alverca, numa partida decisiva, já a terceira equipa visita a ADE B.

Os senenses estão a fazer um excelente campeonato nas respectivas zona Norte e série C, contudo, mesmo que ganhem os seus campeonatos, as equipas não poderão subir de divisão porque já têm representantes nos escalões superiores. Um dilema que está a ser colmatado pela valiosa experiência desportiva e competitiva adquirida nestes torneios. O destaque vai para o CX Seia B, que não conhece a derrota ao fim de quatro jornadas. Em São João da Madeira, o espanhol Javier Sanz, duas vezes campeão de Espanha e ex-GX Guarda, venceu no primeiro tabuleiro o ucraniano Roman Chemerys e no segundo Carlos Caneiro, também ex-GX Guarda, derrotou Stephen Silva. Paulo Costa e Edgar Pereira confirmaram o domínio nos dois últimos tabuleiros. Os senenses recebem agora um dos seus principais seguidores, os Peões de Alverca, que estão dispostos a lutar para regressar à I Divisão. Muito irregular está a ser a prestação da ADE A, derrotada em casa pelo Kabab. Edgar Pereira perdeu no primeiro tabuleiro e Francisco Martins no quarto, pelo que de nada valeram os empates de Marco Silva e Ricardo Rei nos tabuleiros intermédios. A Covilhã está, de momento, na zona de descida, com três derrotas seguidas nos últimos jogos. Para complicar as coisas, a ADE visita o Estarreja na próxima jornada.

Na série C da III Divisão, a terceira equipa do CX Seia venceu por 4-0 o NA de Cucujães (Aveiro) e mantém o segundo lugar da classificação geral, a dois pontos do líder, a equipa A do Montemor-o-Velho. Francisco Madeira, Dora leal, José Luís Abrantes e Catarina Leal foram os vencedores deste encontro e viajam até à Covilhã para defrontar a ADE B. A equipa da Estação saiu vencedora do “derby” local diante do Oriental de S. Martinho (3-1). Lurdes Salvado, Rui Marques e José Ricardo perderam com Luís Bouxo, o ucraniano Dominik Wegrzvn e Carlos Pina, registando-se apenas a vitória de Pedro Cesário, no terceiro tabuleiro, frente a Sérgio Batista. Na quinta jornada, a tarefa é complicada para o Oriental que se desloca até Montemor-o-Velho A, líder da série, mas também para a ADE que recebe o CX Seia C. Noutra competição, as duas equipas da Estação foram apuradas para a eliminatória seguinte da Taça de Portugal em circunstâncias curiosas. Ambas empataram os seus encontros por 2-2, mas foram qualificadas por vitória em tabuleiro superior. Assim, a equipa A da ADE ganhou no primeiro tabuleiro à Associação Académica de Espinho, com Fernando Gouveia a vencer no quarto tabuleiro e a assegurar a passagem à fase seguinte. Proeza semelhante cometeu a equipa B, que eliminou o CX Primeiro Passo (Aveiro). Também o Núcleo Sportinguista do Fundão está na eliminatória seguinte, após eliminar a forte equipa de Montemor-o-Velho A (2-2), por vitória em tabuleiro superior.

Na Guarda, prosseguem os tradicionais torneios do GXG. Desta vez foi Maria João Nascimento quem ganhou no segundo “open” semanal de Rápidas para jovens. Participaram 15 xadrezistas, seguindo-se Tiago Neto, Hugo Gomes, Fernando Sobral e Pedro Pinto. Já Kevin Spraggett viaja até Sevilha para participar no “Open” de Dos Hermanas. Depois de participar, com assinalado êxito, nos dois mais importantes torneios internacionais “open” que se realizam anualmente em Moscovo e Capelle la Grande (França), o Grande Mestre Internacional do GX Guarda vai reencontrar, entre 25 de Março e 2 de Abril, os GMI russos Epishin, Milov e Korneev.

Sobre o autor

Leave a Reply