Arquivo

CX Seia domina Distrital da Guarda de jovens

Xadrezistas senenses venceram seis dos onze títulos em disputam e colocaram um ponto final na hegemonia do GX Guarda

O Clube de Xadrez de Seia dominou o último campeonato distrital de jovens da Associação de Xadrez da Guarda, disputado na semana passada, ao obter seis dos onze títulos em liça. André Duarte e Dora Leal venceram na categoria de sub-20, Carlos Carvalheira e Catarina Leal conquistaram o título em sub-18, enquanto Ricardo Amaral sagrou-se campeão em sub-16 e Fábio Marques ganhou em sub-14. O Grupo de Xadrez da Guarda, que tem dominado o torneio nos últimos 12 anos, obteve apenas os títulos em sub-16 e sub-12 femininos graças a Maria Nascimento e Ana Gonçalves, respectivamente, e em sub-8 com Hugo Gomes. José Godinho (C+S S.Miguel – Guarda) venceu a prova dos sub-12.

A grande maioria destes dez xadrezistas integra a representação do distrito nos Nacionais de Jovens, a decorrer em Guimarães até sábado. O CX Seia, que participa pela primeira vez neste campeonato, aposta em Dora Leal, Miguel Gonçalves, Carlos Carvalheira, Catarina Leal e Fábio Marques, já o GX Guarda inscreveu Ângela Gonçalves, João Costa, Pedro Antunes, Maria Nascimento, João Ferreira, Hugo Ferreira Ana Gonçalves e Hugo Gomes. João Costa, natural do Porto – que já conseguiu oito títulos máximos em edições anteriores – mas que integra este ano a equipa principal do GXG, Dora Leal, actual campeã universitária, e Ângela Gonçalves são candidatos aos títulos das suas categorias respectivas (sub-20 e sub-18). No entanto, a prestação do pequeno Hugo Gomes é aguardada com alguma expectativa. O torneio, que começou terça-feira, envolve a participação de 400 jovens. De acordo com a lista oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, 47 jogadores participam no Nacional de sub-20, com destaque para Ângela Gonçalves (nº 3 do “ranking” do torneio, 2081 ELO), Dora Leal (4ª, ELO 2081) e Miguel Gonçalves (46º, ELO 1328).

No escalão de sub-18 participam também 47 xadrezistas, num “ranking” liderado por João Costa (ELO 2209), aluno individual e particular do GMI Kevin Spraggett. Catarina Leal (25ª, ELO 1502) e Carlos Carvalheira (45º, ELO 1234) são os restantes representantes do distrito. Em sub-14, Maria João Nascimento (27ª, ELO 1381), Pedro Miguel Antunes (62º, ELO 1049), Fábio André Marques (51º, ELO 1150), Daniel Pires Sobral (59º, ELO 1150) e João Ferreira (63º, ELO 1011) integram a lista de 63 participantes. Na categoria anterior, com 72 xadrezistas, jogam Hugo Ferreira (52º, ELO 1100) e Ana Catarina Gonçalves (68ª), enquanto Hugo Gomes (ELO 1070) disputa o Nacional de sub-8, sendo o 12º entre 26 concorrentes. A nível regional, Francisco Silva (ELO 1690), da AD Estação (Covilhã), foi o vencedor da Fase Preliminar do Campeonato Distrital Absoluto de Castelo Branco, com 4 pontos, tantos como o segundo classificado, o seu companheiro de clube Fernando Gouveia (ELO 1845). Ricardo Rei (1764 ELO) e Hugo Santos (1646), ambos da ADE, José Riscado (1740), do CCD Oriental de São Martinho (Covilhã), e Tiago Serra (1400), da ACD do Núcleo Sportinguista do Fundão, ocuparam os lugares seguintes. Já Francisco Reis (1746), sétimo, foi o melhor da ACD da Carapalha (Castelo Branco). Os cinco primeiros vão disputar a fase final do distrital, juntamente com o actual campeão distrital Marco Silva.

Entretanto, começa segunda-feira o Nacional da I Divisão, onde o Grupo de Xadrez da Guarda, actual bi-campeão, vai tentar revalidar o título conquistado nas duas últimas épocas. A prova máxima do xadrez nacional realiza-se no Novotel Porto-Gaia e reúne os dez melhores clubes portugueses. A Academia de Xadrez de Gaia, Associação Académica de Coimbra, Boavista, CX Seia, Barreirense, Ginásio Clube de Odivelas, Diana (Évora), GX Guarda, GX Porto e Núcleo de Xadrez de Faro disputam o ceptro até 10 de Agosto naquela que já é considerada a melhor prova de sempre, dado que todas as equipas apostaram nalguns dos melhores jogadores mundiais. No estrangeiro, o Grande Mestre Internacional Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do GXG, foi terceiro no Open do Canadá, depois de, pouco antes, ter triunfado no Open de Lorca (Espanha). Spraggett ficou apenas a meio ponto do duo vencedor, Alexander Moisenko e Dimitri Tyomkin. Nesta prova destaque também para João Costa que obteve o 21º lugar na competição, mas integrado no lote dos 13ºs classificados e com os mesmos pontos dos GM Vladimir Epishin e Daniel Fridman. Em Benasque (Espanha), o Mestre Internacional António Fróis (CX Seia) foi 26º, com os mesmos pontos do 22º.

Sobre o autor

Leave a Reply