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Curso de matemática para pré-universitários aquém das expectativas

Apenas 13 alunos inscritos na iniciativa do Departamento de Matemática da UBI

Por falta de alunos, os cursos de Matemática Aplicada e Ensino da Matemática na Universidade da Beira Interior (UBI) acabaram por fechar portas. A pensar nesta realidade, e com o intuito de tentar invertê-la, o Departamento de Matemática criou o Curso Matemática 12 +, destinado a pré-universitários, sobretudo aos que não ingressaram no ensino superior, mas que manifestam interesse na área das Ciências Exactas ou das Engenharias.

Com uma duração de 100 horas, o curso não pretende atribuir qualquer grau de formação, servindo antes, e segundo Luísa Pereira, presidente do departamento, para «consolidar e rever os ensinamentos de matemática leccionados no secundário». Para além disto, existe a vertente de «preparação dos alunos para a prova específica de ingresso no ensino superior» e ainda o objectivo de «cativar mais alunos para a área da matemática». Luísa Pereira garante, por outro lado, que o aluno ainda tem a possibilidade de contactar com a comunidade científica e universitária e «conhecer alunos de outras escolas e regiões do país». Porém, poucos alunos aderiram à iniciativa. Para já há apenas 13 inscritos, provenientes da Covilhã, «mas também de Belmonte, da Guarda e de Castelo Branco». Esta semana vai acontecer a primeira reunião com os formandos, com o intuito de «definir horários concretos». Sabe-se por enquanto que a carga horária semanal será de quatro horas. Treze docentes do Departamento de Matemática, quatro dos quais possuem o grau de Doutor, estão encarregues de leccionar as matérias até ao final do ano escolar.

Contudo, a falta de adesão não constitui problema: «O curso vai arrancar na mesma, mas o número de inscrições ficou mesmo aquém das nossas expectativas», assegura Luísa Pereira. A docente acredita que o problema da matemática assenta sobretudo «num tabu que se criou e que agora aterroriza os alunos», pelo que defende como fundamental a existência de uma aposta «na formação de base, habituando os jovens a lidar com os números desde a escola primária». Por estas e outras razões, poucos são os estudantes que optam por seguir matemática. Nesse sentido, o Curso Matemática 12 + é apenas uma das três medidas adoptadas pelo departamento para tentar inverter a situação. A criação de um mestrado foi a primeira acção. «Recebemos quatro candidaturas, embora ainda só duas pessoas se matricularam», adianta a responsável.

Outra medida a desenvolver assenta na formação de professores de matemática dos primeiros ciclos e secundário. «É um projecto que ainda está em fase de divulgação, mas já sabemos que irão realizar-se pelo menos duas acções de formação, talvez a partir de Fevereiro», refere.

Entretanto, as inscrições para o Curso Matemática 12 + continuam abertas, apesar do prazo ter terminado no passado dia 14. Luísa Pereira acredita que este fracasso só poderá ter a ver com «falta de informação», uma vez que são dadas ao aluno «oportunidades de aprendizagem únicas e a um preço reduzido, semelhante a uma mensalidade de explicações em muitos dos casos», garante.

Rosa Ramos

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