Arquivo

Critérios de avaliação de História

DISCIPLINAS UMA A UMA

Responde a Delegada de História, Maria de Jesus Prata:

Qual é o ponto de partida para a avaliação em História? O que é importante que o aluno domine?

As Professoras de História procuram, ao leccionar os conteúdos programáticos, desenvolver os saberes e as competências definidas para cada ciclo de ensino. São avaliadas as competências de tratamento de informação, utilização de fontes, temporalidade, espacialidade, traduzidas em capacidades de comunicação oral e escrita.

Quais são os critérios no 3º Ciclo e no Secundário?

Os critérios avaliam competências e saberes. A percentagem atribuída a cada um alterase consoante o ano de escolaridade e o ciclo de ensino. Os critérios de avaliação foram elaborados pelo Grupo Disciplinar e, posteriormente, apreciados e aprovados em Conselho Pedagógico.

A História “de decorar” do antigamente está completamente fora de causa hoje? Que lugar há para a memorização?

Em todas as disciplinas há saberes que precisam de ser memorizados para se estruturar o conhecimento. Em História, as referências cronológicas e espaciais são aquisições fundamentais para a compreensão histórica.

São possíveis aulas práticas em História?

As aulas são teórico-práticas, porque a aquisição de competências implica essa metodologia. A História como Ciência Humana e Social tem uma especificidade distinta das Ciências Experimentais. Se não se pode recriar o passado em laboratório, há que recorrer a documentos de natureza diversa para o conhecer.

É a exigência de muito tempo de estudo que desmotiva os alunos da História?

Seria errado transmitir a ideia de que o sucesso escolar não exige trabalho e disciplina. Não pensamos que seja isso que desmotiva os alunos da disciplina de História. O sucesso depende de factores múltiplos, sendo um dos fundamentais o domínio da Língua Materna, competência que nem sempre o aluno domina. Por outro lado, há conjunturas históricas cuja compreensão exige uma certa capacidade de abstracção, a qual só mais tardiamente se desenvolve no aluno.

Por último, os cursos ligados às Humanidades não são atractivos para a maioria dos alunos quando fazem a sua opção profissional.

É difícil avaliar em História? Porquê?

Qualquer avaliação é difícil, porque se reveste sempre de alguma subjectividade. Tenta-se superar essa dificuldade estabelecendo critérios de avaliação claros e objectivos.

Sobre o autor

Leave a Reply