Arquivo

Crédito Agrícola incentiva inovação na agricultura

Prémio vai apoiar com 25 mil euros os cinco projetos mais inovadores na agricultura, agro-indústria e floresta

O Crédito Agrícola vai apoiar a inovação na agricultura com 25 mil euros para os cinco melhores projetos candidatados ao “Prémio Inovação Crédito Agrícola – Agricultura, Agro-Indústria e Floresta”. O galardão foi apresentado na passada sexta-feira, em Seia, durante um seminário sobre inovação no setor primário em Portugal.

Segundo Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo do Grupo Crédito Agrícola e da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela, este concurso pretende «contribuir para a disseminação de uma cultura de inovação no sector primário, promovendo, incentivando e premiando projetos inovadores». Os interessados, que devem ser clientes do banco, podem concorrer em cinco categorias (inovação social; projetos de investigação e inovação tecnológica; empreendedorismo e inovação social; agricultura familiar e micro empresas; projetos de elevado potencial) até 10 de junho. As candidaturas devem ser efetuadas no site do banco (www.creditoagricola.pt) e, além do apoio financeiro, os vencedores vão ainda beneficiar de «condições especiais em produtos e serviços financeiros da instituição», refere o Crédito Agrícola.

O prémio foi anunciado no final de um seminário de divulgação das medidas de apoio ao investimento, à inovação e aos jovens empresários rurais no âmbito do 8º Quadro Comunitário. Organizado pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Inovisa, entidade coordenadora da Rede Inovar, o encontro reuniu empresários, agricultores, produtores e entidades do sector, que também ficaram a conhecer os casos de sucesso da PABI – Produtos Alimentares da Beira Interior e da Sociedade Agro-Pecuária Vale do Seia. Adelina Martins (diretora regional da Agricultura e Pescas do Centro), Francisco Silva (secretário-geral da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativa Agrícolas), Firmino Cordeiro (presidente da Associação de Jovens Agricultores de Portugal) foram alguns dos oradores desta iniciativa. Foi o terceiro seminário de um ciclo que o Crédito Agrícola iniciou na Maia em março, estando previstas mais seis sessões por todo o país.

«Este concurso pretende contribuir para a disseminação de uma cultura de inovação no sector primário», afirma Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo do Grupo

Sobre o autor

Leave a Reply