Arquivo

Covilhã pode perder Recepção ao Caloiro

Presidente da AAUBI queixa-se da falta de apoio da autarquia e admite «deslocalizar» o evento para o Fundão

A Recepção ao Caloiro da Universidade da Beira Interior (UBI) começa no domingo. Contudo, este ano, a festa maior dos estudantes da Covilhã fica marcada pelas críticas da Associação Académica (AAUBI) à autarquia. Em causa, segundo Fernando Jesus, estará a recusa em patrocinar a iniciativa.

«Por norma, a Câmara só prestava apoio logístico e institucional. Mas na segunda-feira recebemos dois ofícios a informar do corte desse contributo», adianta o presidente da AAUBI, que, nestas condições, já pondera a possibilidade de «deslocalizar a Recepção ao Caloiro para o Fundão». É que das autarquias vizinhas tem chegado «maior receptividade e algumas ajudas» para pequenos projectos da Associação, recorda. Inclusivamente, Fernando Jesus revela que uma das próximas iniciativas, o “Intercreche” – que pretende criar sinergias entre os estudantes e os lares de terceira idade e jardins-de-infância da região – pode agora vir a ser pensado em conjunto com «os municípios que se mostrem receptivos». De resto, também da Reitoria da UBI não chegou qualquer apoio para a festa dos estudantes este ano, embora o dirigente esclareça que a universidade está «receptiva a apoiar outro tipo de iniciativas» da associação académica. Contratempos que acontecem numa altura em que as contas da AAUBI estão «saneadas». Por liquidar estará apenas uma dívida à Portugal Telecom, «que era de 13 mil euros em 2005 e cifra-se, actualmente, em pouco mais de sete mil», refere Fernando Jesus.

Jorge Palma é o nome maior do cartaz deste ano

Apesar disso, contenção continua a ser a palavra de ordem na associação, onde «não há muito dinheiro para investir», assume. Talvez por isso, esta edição da Recepção ao Caloiro tenha o «mais baixo orçamento de sempre», cerca de 120 mil euros. A festa começa no domingo, com a tradicional serenata pelo grupo “Verdes Anos”, no Largo do Calvário. Segunda-feira é dia de Arraial da Cerveja, com a actuação de Ruizinho, Quinteto ZéZé Fernandes, Leonel Figueiredo e o DJ Man – L. Na terça, são os Cool Hipnoise que sobem ao palco, enquanto no dia seguinte há Latada e, à noite, tunas académicas antes de Leonel Nunes, Akunamatata e o DJ Fernando Alvim. Os Wraygunn actuam a 1 de Novembro, dividindo o cartaz com os Sequela e os ThaPunkSportif. Na sexta-feira há XPTO, Quim Barreiros, DJ Rita Mendes+Medusa e DJ Electric Girls. Para o último dia da festa dos estudantes está guardado o concerto de Jorge Palma, fechando a Recepção ao Caloiro 2007 com os 69 Degrees, DJ Gary Pine+Gema e o DJ Sérgio Delgado. O bilhete geral custa 20 euros (sócios da AAUBI), 30 para estudantes e 35 euros para não estudantes. Já o preço dos ingressos diários oscila entre os 5 e os 15 euros, consoante os dias.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply