Arquivo

Covilhã lidera ranking dos municípios da região

Segundo ranking da consultora Bloom Consulting, a Covilhã é o melhor município das Beiras e Serra da Estrela à frente da Guarda, que lidera as categorias de “Negócios” e “Viver”

Não há sinal dos municípios da região no top 40 do “Portugal City Brand Ranking” elaborado pela Bloom Consulting, que analisou os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 concelhos portugueses. Castelo Branco é o melhor classificado com o 42º lugar da lista geral.

O estudo, que já vai na quinta edição, foi divulgado na terça-feira e teve por base o desempenho relativo entre cada concelho na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas “online” sobre o município e desempenho “online” através dos sites e redes sociais. A classificação de 2018 volta a ser liderada por Lisboa, que ocupa o primeiro lugar nas três categorias analisadas (“Negócios”, “Visitar” e “Viver”), seguida do Porto e Cascais. Do top 10 fazem ainda parte os concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Vila Nova de Gaia e Setúbal. Longe deste “campeonato”, os municípios das Beiras e Serra da Estrela competem num escalão secundário, com a Covilhã a surgir na 45ª posição da geral e a Guarda a ocupar o 48º lugar, que mantiveram os lugares do estudo anterior. O Fundão é 77º, Seia é 99º, tendo descido um lugar, e depois é o descalabro com o quinto município melhor classificado da região, Gouveia, a surgir em 156º, seguido de Belmonte (173º), que subiu dois lugares relativamente a 2017, tal como Trancoso (184º), enquanto o Sabugal (190º) ascendeu um lugar.

Para lá da 200ª posição estão Manteigas (215º), que protagonizou uma queda de cinco lugares; Pinhel (227º), que subiu cinco posições; Vila Nova de Foz Côa (232º), menos três; Celorico da Beira (243º), que baixou sete; Mêda (244º), mais cinco lugares; Almeida (254º), mais dois; Figueira de Castelo Rodrigo (258º), menos dois; Aguiar da Beira (272º), menos um; e Fornos de Algodres (282º), que se manteve. No ranking regional do Centro elaborado pela Bloom Consulting Coimbra é o município que está na frente, sendo Castelo Branco (8º) o melhor da Beira Interior, à frente da Covilhã (10º) e Guarda (11º). Na análise por categorias, a Guarda lidera em “Negócios”, seguida da Covilhã e do Fundão. Na rubrica “Visitar” (turismo), o pódio é ocupado pela Covilhã, Guarda e Fundão, respetivamente. Já a categoria “Viver” é liderada pela Guarda, à frente da Covilhã e do Fundão. O ranking está disponível no site www.bloom-consulting.com .

Luis Martins Covilhã é o concelho melhor classificado na lista divulgada esta semana pela Bloom Consulting

Comentários dos nossos leitores
Mike mikealfa@hotmail.com
Comentário:
Guarda, capital de distrito a ser ultrapassada por um município, é obra. Muito me tarda desenvolvimento e competência para atrair investidores e empresas meu amigo da Guarda.
 

Sobre o autor

Leave a Reply