A revisão dos cadernos eleitorais levará a que diversos concelhos tenham mais vereadores eleitos nas autárquicas deste ano do que no último sufrágio, cenário resultante do aumento de eleitores e que poderá alterar o prisma governativo de diversas autarquias. Na região, os executivos de Castelo Branco e Covilhã passarão a contar com nove elementos, mais dois do que os sete actuais.
De acordo com os mais recentes dados sobre o recenseamento eleitoral, de 10 de Julho, existem 9.338.669 eleitores em Portugal, ao passo que no último recenseamento de 2005, ano das últimas autárquicas, existia um total de 8.819.168 eleitores. A lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais refere, no que diz respeito à composição da Câmara Municipal, que a composição da mesma é flexível consoante o número de eleitores no concelho, aparte Lisboa e Porto, com 17 e 13 membros respectivamente, contando com o presidente da Câmara. De acordo com a lei portuguesa, o número de mandatos de cada órgão autárquico é definido de acordo com os resultados do levantamento de cidadãos eleitores em Portugal, «obtidos através da base de dados central do recenseamento eleitoral» e publicados pelo Ministério da Administração Interna (MAI) em “Diário da República”.
Os municípios com 100 mil ou mais eleitores são formados por 11 membros, os com mais de 50 mil eleitores e menos de 100 mil votantes congregam nove candidatos das listas partidárias, os com mais de 10 mil eleitores e menos de 50 mil são constituídos por sete vereadores (Guarda e Seia), e os municípios com dez mil ou menos cidadãos votantes incorporam no seu executivo cinco membros (a maioria das Câmaras do distrito). Este ano ascendem à “primeira divisão” as autarquias de Vila Franca de Xira, Maia e Leiria que, à luz do número actual de eleitores, verão o seu executivo crescer de nove para 11 membros. Já as autarquias de Castelo Branco, Covilhã, Faro, Pombal, Mafra e Amarante passam a ter nove vereadores, enquanto Torre de Moncorvo, Mortágua, Carregal do Sal e Óbidos terão também mais dois membros na Câmara Municipal eleitos nas autárquicas deste ano, ficando com um total de sete eleitos na governação local.