Arquivo

Covilhã comemora 138 anos

Autarquia homenageia sete personalidades no Dia da Cidade, na segunda-feira

A Covilhã comemora, na segunda-feira, os 138 anos de elevação a cidade. Para assinalar a efeméride, a autarquia vai homenagear sete personalidades e uma instituição.

José Pinheiro da Fonseca (advogado) José Geraldes (arcipreste e director do jornal “Notícias da Covilhã”), Manuel Mesquita Nunes (ex-industrial), Maria Ascensão Rodrigues (professora) e Jorge Vieira (engenheiro e director do Urbanismo da Câmara da Covilhã) vão receber a medalha de ouro da cidade. A título póstumo, serão ainda homenageados Carlos Andrade (vereador da comissão administrativa da autarquia no pós 25 de Abril) e Silvestre Gaudêncio (poeta natural de Unhais da Serra). Outra das distinções será entregue à Academia Sénior da Covilhã.

No âmbito das comemorações, é inaugurado, amanhã, o “contact center” no mercado municipal e arranca a 2ª Expo Aves da Beira Interior, que decorre até segunda-feira no pavilhão desportivo do Ferro. No sábado à noite realiza-se o XIII Encontro de Folclore do CCD Vitória de Santo António, na sede da colectividade. Já no domingo, a partir das 9 horas, decorre um torneio de futsal da Casa do Benfica da Covilhã no CCD dos Penedos Altos. Uma hora depois tem início a Rota do Centro Histórico e, às 18h30, acontece, no salão nobre dos Paços do Concelho, a habitual recepção à comunidade estrangeira residente no município. À noite, no Teatro-Cine, a Banda da Covilhã apresenta o concerto de gala “Cidade da Covilhã”. Na segunda-feira, Dia da Cidade, caberá à Filarmónica Recreativa Carvalhense interpretar o hino nacional, um pouco antes da sessão solene da Assembleia Municipal.

Além das homenagens, a cerimónia ficará marcada pela assinatura de protocolos com o Núcleo de Apoio Psicológico e Comunitário da Covilhã da UBI e com a família do professor António Esteves Lopes. Serão também entregues os prémios dos projectos candidatos ao Troféu Liberty Seguros/Parkurbis “Criar 08” e apresentadas duas obras editadas pela autarquia: “Os Paços do Concelho da Covilhã – 50 anos” e “Covilhã Metamorfoses”. Durante a tarde, Manuel da Silva Ramos reedita “Os três seios de Novélia”, em conjunto com António Mendes Fernandes, que apresentará o livro “Subsídios para um recto do sistema educativo”, e Humberto Correia Morão, autor de “Recortes da história da Covilhã”. Pelas 18 horas, no Museu Arte e Cultura, será inaugurada uma exposição temática dedicada a Morais do Convento. Já no dia 25 o Teatro-Cine recebe um espectáculo da Orquestra Típica da Venezuela e, no dia seguinte, realiza-se o 10 º Grande Prémio de Atletismo “Amigos do Bairro Municipal”, no Grupo Recreativo Campos Melo.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply