Arquivo

Cova da Beira insiste em Comunidade Urbana alargada

Belmonte, Covilhã e Fundão vão convidar outros municípios de Castelo Branco

Os três municípios da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte), juntamente com Penamacor, vão convidar formalmente os restantes concelhos do distrito de Castelo Branco para fazerem parte da Comunidade Urbana a criar na Beira Interior. O anúncio foi feito terça-feira após uma reunião de autarcas do distrito, realizada no Fundão e contraria a vontade de municípios a Norte da região sobre a composição da comunidade.

Em Dezembro, nove municípios da Beira Interior Norte, no distrito da Guarda e também envolvidos no processo, anunciaram não desejar uma comunidade que integrasse municípios a Sul da Serra da Gardunha. Justificaram essa atitude com a falta de afinidades entre os diferentes concelhos. Do lado de lá, o sentimento manifestado foi o mesmo. O presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, referiu-se terça-feira à decisão dos nove municípios como «um recuo» perante os princípios inicialmente estabelecidos entre os autarcas durante o último ano. «Até 31 de Janeiro, temos de conhecer quem está virado para a criação de comunidades redutoras em vez de congregar vontades», referiu Frexes. Por sua vez, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, continua a defender «a constituição de uma realidade territorial com peso e dimensão, que venha a ter voz no país e na Europa». A Norte da Cova da Beira, tudo está decidido, com os municípios do distrito da Guarda da extinta Ecoraia a aderirem à primeira comunidade da Beira Interior, cujos limites deverão sofrer muito poucas alterações. A futura Comurb da Beira Interior Norte não irá para lá da Gardunha e da Serra da Estrela, depois de Seia ter anunciado que não se revê naquela associação multimunicipal, Fornos de Algodres e Gouveia deram esta semana um passo decisivo a caminho de Viseu, juntando-se a Aguiar da Beira, que também vai aderir à futura Área Metropolitana.

Até agora, apenas treze municípios dos distritos de Castelo Branco e Guarda subscreveram um acordo de princípios para a constituição de uma entidade administrativa intermédia que pretende gerir investimentos e serviços comuns para a região. Os concelhos fundadores têm convidado entretanto outros municípios destes distritos a integrarem a futura comunidade, mas sem resultado prático até ao momento.

Os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, pertencentes à NUT Beira Interior Norte, bem como os concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, da NUT Cova da Beira, Penamacor, da NUT Beira Interior Sul, e Manteigas, da NUT Serra da Estrela, são os fundadores, mas não desistem da ideia de ter um peso político e dimensão «mais alargadas».

Sobre o autor

Leave a Reply