Arquivo

Cotec distingue inovação da Coficab

Empresa sediada em Vale de Estrela prevê terminar obra do centro tecnológico até final do ano

A Coficab Portugal, sediada em Vale de Estrela (Guarda), foi galardoada com o Prémio Produto Inovação por parte da Cotec. A Associação Empresarial para a Inovação distinguiu o FLMRY Cu Sn 0,13 mm², o fio elétrico da indústria automóvel mais leve e pequeno do mercado, como o «produto mais inovador desenvolvido e comercializado há menos de cinco anos por uma empresa a operar em Portugal».

Para o diretor geral da empresa, este galardão é «mais um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado por toda a equipa, em especial na área de Investigação & Desenvolvimento + Inovação (R&D+I), que tem sido o motor principal de crescimento, não apenas da Coficab Portugal mas de todo o grupo». João Cardoso realça que a multinacional já está habituada a distinções dadas por clientes, destacando que este ano a Coficab foi eleita «fornecedora do ano a nível mundial por dois dos nossos mais importantes clientes, a Delphi e a Lear». Contudo, o responsável confessa que esta distinção «vinda da “sociedade civil”, alheia ao mundo automóvel, tem um “sabor” diferente», que «é ainda potenciado pela entidade que nos premiou, que é simplesmente do melhor que temos em Portugal a nível de inovação e pela pessoa que teve a amabilidade de nos entregar o prémio, o Presidente da República».

O diretor geral da Coficab adianta que a distinção causou «alguma surpresa, não por falta de hábito a prémios, mas pelo facto do nosso trabalho ser relativamente desconhecido do grande público». De resto, o engenheiro destaca a «enorme competência de outras empresas e produtos que participaram, nomeadamente a ZON, que obteve a menção honrosa». Atualmente, a Coficab Portugal tem cerca de 400 funcionários, «dos quais cerca de 50 trabalham a nível central, prestando apoio a todas as operações do grupo». A empresa espera terminar o ano de 2013 com cerca de 170 milhões de euros de faturação, sendo «mais de 90 por cento para exportação». Quanto à construção do centro tecnológico, que irá concentrar os diversos serviços de desenvolvimento de produto, engenharia de processo e qualidade central, neste momento decorre a «fase de acabamentos do edifício», estimando-se que a obra possa «terminar até fim do ano». João Cardoso adianta que, em janeiro e fevereiro, se procederá à instalação dos equipamentos para o centro estar «cem por cento operacional» em março.

«Nessa altura iremos receber visitas importantes, nomeadamente alguns responsáveis mundiais da nossa área do fio automóvel de vários construtores, como os grupos Volkswagen, GM/Opel, Ford, Chrysler e PSA (Peugeot-Citroën)», refere o responsável. O Prémio Produto Inovação Cotec foi anunciado na última quarta-feira e entregue por Cavaco Silva na Culturgest. Tem como objetivo «premiar e divulgar publicamente produtos (bens ou serviços) inovadores ou famílias de tais produtos desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal». Criada em 2005 com 24 empresas, a Rede PME Inovação da Cotec conta agora com mais de 220 membros, entre os quais se encontra a covilhanense Enforce – Engenharia da Energia, SA.

Ricardo Cordeiro João Cardoso recebeu o prémio das mãos de Cavaco Silva

Sobre o autor

Leave a Reply