Arquivo

“Contradizer” no Convento do Bom Jesus

Famalicão

O convento do Bom Jesus, em Famalicão da Serra (Guarda), é o palco da décima sessão do ciclo “Contradizer”, organizado pela associação Calafrio. A atividade decorre amanhã à noite (21 horas).

O serão começa com a leitura do conto “O Convento”, de Daniel Rocha, autor natural da aldeia, pela atriz Gracinda Nave, que tem raízes familiares em Famalicão. Depois, há um concerto com a dupla César Prata e Suzete Marques que vão interpretar um conjunto de canções intitulado “Ai, meu rico Santo Antoninho!”. Editado em 2013, “O Convento” inspira-se na lenda da construção do edifício – atualmente parcialmente votado ao abandono – após o aparecimento de uma misteriosa imagem que dá início a um culto do Bom Jesus naquela localidade que ainda hoje persiste. A obra «não segue a lenda, vive para além dela, podendo, de certa forma, criar alguma discussão sobre as diferenças que o leitor poderá por ali encontrar», recorda o autor. Em setembro será lançada uma segunda edição deste conto apoiada pela Junta de Freguesia de Famalicão da Serra.

Já em “Ai, meu rico Santo Antoninho!” César Prata e Suzete Marques apresentam canções dedicadas ao frade franciscano Santo António, uma das quais original. O repertório deste espetáculo inclui ainda temas do cancioneiro popular português, um rimance, um responso, uma oração e uma história tradicional, recolhidos pelos músicos que formam o projeto “Ai!”. esta sessão do “Contradizer” tem entrada livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia local.

Sobre o autor

Leave a Reply