Arquivo

Contra a indisciplina, recuperar os alunos

Oficina de Comportamento

Nasceu no princípio deste ano lectivo e pretende ser um instrumento para auxiliar professores na gestão da indisciplina e para encontrar as raízes da indisciplina em cada acto menos próprio dos alunos. Prevenir é a grande palavra mas remediar é também importante. A equipa da Oficina, coordenada pela professora Alice Vale, e constituída por 5 professores e pela psicóloga escolar, integra-se dentro das actividades da Sala de Acompanhamento, que recebe os alunos aquando da ordem de saída da sala de aula. Cada ocorrência é registada, ouvido o aluno, que regista também a sua versão dos acontecimentos. Depois o aluno é seguido, verifica-se mais tarde se há reincidências, dialoga-se com o Director de Turma e com os pais e passa-se a receber o aluno com uma periodicidade regular (dentro do possível, semanal).

Diminuir as ocorrências, reabilitar o aluno quando os casos são graves, educar para a cidadania, levar a ter vontade de aprender, auxiliar o aluno na gestão dos conflitos, propor estratégias de intervenção junto dos professores, são outros tantos caminhos que a Oficina procura seguir. Mas os horários dos professores não estão preparados para uma coordenação e uma ocupação dos tempos na Sala de Acolhimento sendo estes tempos exíguos (meio bloco), os técnicos em número e disponibilidade reduzidos. Em muitos casos, impõe-se a intervenção de outros técnicos que a escola não tem (assistentes sociais, por exemplo). Em outras escolas a Oficina tem mais autonomia, podendo actuar fora da ligação ao Director de Turma mas aqui achou-se melhor este caminho, entre o Gabinete de Psicologia e o Director de Turma. Um caminho ainda não explorado poderia ser a utilização de alunos mediadores nas turmas que pudessem ser aliados da escola e dos seus colegas em causa com vista à melhoria dos comportamentos.

Até este momento e desde 13 de Setembro, no 3º Ciclo verificaram-se 51 ocorrências de ordem de saída da sala de aula (24 no 7º ano, 13 no 8º ano, 9 no 9º ano, 5 nos CEF / PIEF), número que não corresponde completamente à realidade e que não integra os alunos que, depois da expulsão, não chegam à Sala de Acompanhamento por qualquer razão. No Ensino Secundário houve apenas 12 ocorrências registadas na Sala de Acompanhamento, todas do 10º ano. Cinco alunos estão a ser seguidos e acompanhados com regularidade e com estratégias específicas.

Sobre o autor

Leave a Reply