Arquivo

Contagem decrescente para IMAGO 2005

Festival Internacional de Cinema Jovem no Fundão com nova secção dedicada a pequenas produções

Desde terça-feira que os realizadores interessados podem inscrever-se para a edição deste ano do IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem. A sexta mostra dedicada às curtas-metragens, agendada para a primeira semana de Outubro no Fundão, está a ser apresentada em França no âmbito do famoso Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, até sábado, cuja programação oficial inclui quatro mil filmes e a participação de cerca de 2.800 profissionais.

O IMAGO 2005, organizado pela Cooperativa Cinema Jovem e Câmara do Fundão, propõe uma nova secção competitiva “Under 25”, destinada a realizadores vídeo com menos de 25 anos e produções de orçamento inferior a 2.500 euros. De resto, mantém a competição internacional de curtas-metragens de ficção, animação e experimentais, para realizadores até 35 anos, o “Open Space” e a “Sound & Vision Experience”. Este ano a secção prospectiva é dedicada às “Novas Fronteiras da Imagem em Movimento”, enquanto as retrospectivas abordam os primeiros trabalhos do Monthy Python Terry Gillian e os 400 anos da primeira publicação da obra “D. Quixote”. No primeiro caso, o IMAGO apresenta Rosto (Holanda) e Simon Pummel (Inglaterra), dois dos mais reconhecidos investigadores e criadores na área da chamada “Mixed Media”. Estão previstas projecções de filmes em 35mm e vídeo destes autores, instalações, apresentações web interactivas, exposições e uma “master class” dirigida por ambos. A organização retoma ainda o ciclo de filmes musicados ao vivo com o multi-instrumentista e compositor Pascal Comelade, que criou as bandas sonoras de cinco obras de Man Ray e Fernand Léger.

Noutro registo está também prevista a actuação de Kid Koala, da emblemática “Ninja Tune”, num espectáculo baseado no seu trabalho “Nufonia Must Fall”. O orçamento previsto para o IMAGO deste ano ronda os 200 mil euros, mais vinte mil que na edição anterior. Segundo a organização, trata-se do «mais ambicioso de sempre», destacando o facto do ICAM – Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia assegurar agora 60 por cento desta verba através do Programa Media, tendo aumentado para 50 mil euros a verba concedida anualmente ao festival. Já a Câmara do Fundão assume 25 por cento do custo do evento. Recorde-se que em 2004 a selecção oficial do festival foi constituída por quarenta filmes oriundos de 15 países.

Sobre o autor

Leave a Reply