Arquivo

Construção da Pousada da Serra da Estrela avança

Enatur já requereu o alvará de licença para a empreitada, adjudicada no final de 2010 à Soares da Costa por 13 milhões de euros

A Câmara da Covilhã anunciou que a Enatur – Empresa Nacional de Turismo requereu, no passado dia 25, nos serviços municipais o alvará de licença para a empreitada da futura Pousada da Serra da Estrela.

Com este passo administrativo, o município estima que a montagem do estaleiro pode ter início «imediatamente», sendo expectável que a obra seja iniciada «nos primeiros meses de 2011». O novo edifício que resultará da requalificação do antigo Sanatório dos Ferroviários foi recentemente apresentado a Carlos Pinto e a Pedro Farromba, em representação da Associação de Turismo da Covilhã, pelo presidente da Enatur, Rui Macedo, que acabou por visitar o local. A empreitada foi adjudicada à Soares da Costa por 13 milhões de euros. O investimento total na futura Pousada da Serra da Estrela, incluindo equipamento, ronda os 19,6 milhões de euros, financiados em 70 por cento pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território, no âmbito do QREN. Trata-se de adaptar o antigo Sanatório dos Ferroviários, situado a cinco quilómetros da cidade e a 1.200 metros de altitude, numa unidade hoteleira de quatro estrelas que terá 90 quartos. O projecto de reconversão é do arquitecto Souto Moura.

A obra tem sido adiada desde 2003, altura em que foi incluída no contrato inicial entre o Estado e o grupo Pestana para a concessão das Pousadas de Portugal, rede da qual fará parte. O edifício, projectado por Cottineli Telmo (1897-1948) e construído nos anos 30, está abandonado há várias décadas, tendo sido reconhecido como de relevante valor histórico e cultural pela Direcção-Geral de Turismo em 1996. Inaugurado a 11 de Novembro de 1944, o sanatório garantia a exposição solar de todos os quartos, solários e galerias de cura previstos na planta original, uma vez que se situa na vertente Sul da Serra. Segundo Jorge Patrão, presidente da Turismo Serra da Estrela, as obras vão arrancar no primeiro trimestre de 2011 e a gestão e exploração do hotel serão da responsabilidade do grupo Pestana Pousadas. «A futura unidade representará um acréscimo de qualidade no alojamento da Serra da Estrela», sublinhou. Para o responsável, esta empreitada é o culminar da «vontade demonstrada pelo Turismo de Portugal e Enatur em fazer concretizar uma obra há dez anos adiada» e da qual a TSE «nunca desistiu de lutar».

Investimento total, incluindo equipamento, ronda os 19,6 milhões de euros

Construção da Pousada da Serra da Estrela
        avança

Sobre o autor

Leave a Reply