Arquivo

Consórcio retomou obras no Hospital da Guarda

ULS não adianta data para conclusão do novo pavilhão, cuja empreitada tinha sido interrompida por causa de uma dívida de 12 milhões aos construtores

Recomeçaram há uma semana os trabalhos de conclusão do novo edifício do Hospital Sousa Martins, na Guarda.

Segundo a administração da ULS, esta retoma das obras foi acordada numa reunião realizada no dia 11 com responsáveis do consórcio Hagen/Edifer ao qual foram adjudicadas. A empreitada tinha sido interrompida no início de dezembro por causa de uma dívida de 12 milhões de euros, dos quais 6,4 milhões foram pagos no final do mês passado pela atual administração da ULS, que não adianta qualquer data para a conclusão do edifício. O pavilhão faz parte da primeira fase do projeto de ampliação e requalificação da unidade hospitalar, orçado em 45 milhões de euros. Tem quatro pisos e uma área total de 48.600 metros quadrados para acolher serviços atualmente dispersos por um edifício do antigo sanatório construido na década de 50 do século passado e por uma ala erigida nos anos 90.

No novo bloco funcionarão as consultas externas, os serviços de imagiologia, urgência, exames especiais e esterilização, entre outros (piso 0), mas também o bloco operatório (quatro salas), o internamento (116 camas), as unidades de cuidados intensivos e intermédios e o laboratório, que vão ocupar o piso 1. No piso -1 ficarão áreas técnicas, farmácia, medicina legal, armazém e uma zona de estacionamento. No -2 haverá 700 lugares de estacionamento. Da entrada ao serviço deste pavilhão depende o início da remodelação dos dois edifícios usados atualmente, numa intervenção que está orçada em 59 milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply