Arquivo

Conservatório de Seia divulga música barroca

Começou ontem pequeno ciclo de quatro dias sobre este período musical que marcou os séculos XVII e XVIII

O Conservatório de Música de Seia está a dedicar, desde ontem, quatro dias à música barroca, no âmbito da iniciativa “Dias de…”.

O objectivo é divulgar o repertório deste período, que vai do século XVII a meados do século XVIII, numa perspectiva didáctica, através de concertos comentados, exposições, jogos e conferências. Ontem à tarde, teve lugar na sede da instituição o “Jogo da Arte Barroca”, de Jaime Neves, em que os participantes são desafiados a reflectir e criar a sua apreciação estética sobre exemplos apresentados, identificar a dos restantes participantes e o autor de exemplos musicais, bem como relacionar música com artes visuais. À noite houve um recital no auditório. Esta tarde, novamente na sede do Conservatório, será inaugurada uma exposição sobre o período barroco e apresentados vários trabalhos dos alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela e do Conservatório. O segundo dia termina com um concerto no auditório, enquanto amanhã à noite actuará o Grupo de Metais de Seia na Casa Municipal da Cultura. A actividade prossegue no sábado com vários concertos no Museu do Pão e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela durante a tarde, além de uma conferência de

João Paulo Janeiro no auditório do Conservatório. O encerramento caberá à Orquestra de Cordas da Escola Superior de Artes Alicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco, cujo recital na Igreja Velha de Valezim será comentado pelo conferencista. Todas as iniciativas têm entrada livre. Este pequeno ciclo tem direcção artística de Nuno Gonçalo Pinheiro.

Sobre o autor

Leave a Reply