Arquivo

Confraria do Bucho Raiano promoveu Iº Capítulo de Entronização

Cerimónia realizada no Sabugal entronizou 42 confrades que pretendem promover um produto da região

A Confraria do Bucho Raiano realizou no passado sábado no Sabugal o seu Iº Capítulo de Entronização, numa cerimónia que foi apadrinhada pelas confrarias madrinhas do Queijo da Serra da Estrela e da Chanfana.

Ao todo foram entronizados 42 confrades, embora haja 53 inscritos, numa iniciativa que representou um «momento alto» para o chanceler da Confraria: «Este é um momento importante porque para nós representa o início de tudo. Todo o trabalho que tivemos até hoje culminou nesta cerimónia», sublinhou Paulo Leitão Baptista que salientou a «adesão de muitos confrades e de muitas confrarias» que foram até ao Sabugal. O responsável mostra-se agora esperançado de que «possamos seguir já de vento em popa no seio do movimento confrádico português», sendo que a partir de agora o capítulo de entronização passará a realizar-se «sempre» no Sábado de Carnaval no Sabugal. O concelho tem actualmente dois produtores certificados e outro em fase de pré-certificação, com o chanceler a salientar que apesar da sede da da Confraria ser no Sabugal, que o objectivo é «ajudar toda a região a promover esta grande peça da gastronomia portuguesa».

Paulo Leitão Baptista frisa que «nós divulgamos, fazemos ver a quem não conhece que é uma peça excelente da gastronomia. Agora quem tem que fazer por ele são os promotores, os proprietários dos restaurantes, que têm que os meter nas suas ementas e fazer com que muita gente venha à região comer bucho, que é uma coisa que actualmente não acontece». Durante a cerimónia, a chancelaria da Confraria atribuiu o título de Cavaleiro aos presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia do Sabugal, uma vez que foram «duas pessoas que nos ajudaram muito a consolidar o nosso trabalho». Igualmente presente esteve a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómica que salientou a importância de se «dar passos seguros para que esta não seja apenas mais uma, mas que seja uma grande Confraria». Madalena Carrito frisou que os confrades «vão ter um papel fundamental na promoção e preservação deste produto».

Confraria do Bucho Raiano promoveu Iº
        Capítulo de Entronização

Sobre o autor

Leave a Reply