Arquivo

Conforto e segurança destacam-se no BMW série 5

Test-drive

O INTERIOR testou esta semana a nova geração do BMW Série 5. Entre as principais novidades, destaque natural para a componente tecnológica, com o carro a ostentar, no domínio da segurança ativa, um abrangente sistema de manutenção na faixa de rodagem até aos 210 km/h, com correção da trajetória, com sensores que leem não só a sinalização no piso, como em volta do veículo – também como forma de evitar mudanças de faixa que possam resultar em colisões laterais. De resto, o próprio “cruise control” adaptativo pode funcionar em conjunto com estes sistemas, acelerando ou travando o Série 5 a qualquer velocidade, também até 210 km/h.

Presentes nesta nova geração estão também o alerta de aproximação de trânsito quando em marcha-atrás, o aviso de contramão e indicação de aproximação de cruzamento, sendo que o próprio sistema “Stop&Start” consegue “ler” as condições do trânsito e o tipo de condução realizada no momento, para decidir se desliga ou não o motor sempre que o veículo se imobiliza.

Já no que concerne à habitabilidade, a BMW anuncia mais espaço para pernas e ao nível dos ombros, nos lugares traseiros, sendo que, para um maior conforto, o modelo conta ainda com ar condicionado de quatro zonas, com sistema de perfume.

Na construção, o BMW Série 5 segue as pisadas do Série 7 e faz um uso massivo de materiais leves como o alumínio e de outros materiais nobres, como o magnésio (a fibra de carbono promete ser um exclusivo do irmão maior…), que lhe permitem anunciar não apenas maior rigidez e estabilidade, mas também leveza (a marca fala numa redução de peso na ordem dos 100 kg), a par de uma maior segurança e conforto.

Em termos de motorizações, o carro oferece motores com dois turbocompressores para otimizar o rendimento, sem prejudicar o consumo. A novidade passa por um renovado quatro cilindros 2,0 litros a gasolina destinado às versões 530i (255 cv/350 Nm, com 6,2 segundos dos 0 aos 100 km/h) e 540i (345 cv/450 Nm, com 4,8 segundos nos 0- 100 km/h). Já entre os mais interessantes diesel – para o mercado português –, a oferta inclui o quatro cilindros 2,0 litros destinado ao 520d (190 cv/400 Nm, 7,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, 4,1 l/100 km de consumo), assim como o seis cilindros 3,0 litros disponível no 530d (265 cv/620 Nm, 5,7 segundos 0-100 km/h, 4,5 l/200 km).

Finalmente, de referir que o novo Série 5 pode ainda contar, em algumas motorizações, com sistema XDrive, sendo que, opcionalmente, há ainda o tradicional pacote M, com suspensão activa e ajustável pelo condutor. Disponível no concessionário Matos & Prata, na Guarda, os preços do Série 5 vão dos 54 mil euros até aos 150 mil euros consoante as opcionais, os modelos e as motorizações.

Sobre o autor

Leave a Reply