Arquivo

Concurso Internacional Juvenil de Piano começa domingo

Fundão vai ainda promover o Concurso Internacional Juvenil de Guitarra

Quarenta jovens pianistas dos quatro cantos do mundo irão pôr os seus talentos à prova, a partir de domingo e até 9 de Julho, na sexta edição do Concurso Internacional Juvenil de Piano “Cidade do Fundão”. O festival vai decorrer no auditório da Academia de Música e Dança e no salão nobre da autarquia.

Além de portugueses, a competição, organizada pela academia, conta igualmente com jovens pianistas de Espanha, Itália, Brasil, Ucrânia, Rússia, Polónia e Cazaquistão, em cinco níveis de dificuldade. Os participantes terão que submeter os seus talentos a provas eliminatórias sob a supervisão de um júri internacional composto, nomeadamente, pela russa Dina Chevtchuk, directora do departamento de piano do Conservatório Superior de Música de Novosibirsk; a brasileira Christina Margotto, professora do Conservatório de Música do Porto; o francês Bruno Belthoise, Graça Neves, professora e presidente do concurso nacional Villa-Lobos; e Olga Silva, coordenadora do departamento de piano da Academia de Música e Dança do Fundão.

Nas eliminatórias, os concorrentes terão que interpretar obrigatoriamente peças do compositor português Luíz Costa, um dos mais importantes do modernismo musical português. “Cantilena”, “Figurinhas de Porcelana”, “Canção do Berço”, “Campanários” e “Cachoeiras da Serra” foram as peças escolhidas pela organização.

As expectativas são as «mais elevadas», salienta João Correia, director da Academia de Música e Dança do Fundão, até porque esta é a «única competição de piano para estes níveis etários em todo o mundo», sublinha. Além disso, tem-se verificado o aumento do nível dos participantes nas últimas edições, acrescenta. Os prémios vão dos 200 aos 700 euros para os primeiros classificados, enquanto o melhor representante da Beira Baixa recebe 150 euros, assim como o melhor intérprete das composições de Luíz Costa. O concerto dos laureados decorre a 9 de Julho, na Biblioteca Eugénio de Andrade.

Concurso de Guitarra em paralelo

Quase em paralelo, a academia fundanense promove o Concurso Internacional Juvenil de Guitarra, para jovens até aos 17 anos de idade. O evento realiza-se de 5 a 9 de Julho e vai contar com a participação de 33 jovens instrumentistas vindos de Portugal (Açores e Madeira, incluídos), Espanha, Itália, Polónia, Ucrânia, Brasil, Rússia e Cazaquistão. Está igualmente dividido em cinco níveis de participação. Os concorrentes do primeiro nível (até aos 9 anos) terão que executar três obras de, pelo menos, dois autores diferentes, enquanto os do nível dois (10 e 11 anos) interpretarão quatro obras de dois autores diferentes. Nos restantes níveis os guitarristas serão submetidos a duas fases de provas (eliminatória e prova final), mas só cinco concorrentes chegarão à final. Aqui as obras impostas são “Navidad”, de Flores Chaviano; “Villano”, de Gaspar Sanz; um estudo de Leo Brouver e ” Pau de Chuva”, da Suite Contactos de Paulo Bellinati, entre outras de livre escolha. O júri será composto por cinco guitarristas: Paulo Pedrassoli (professor do curso de graduação em guitarra clássica do Conservatório Brasileiro de Música), Rui Gama (professor no conservatório de música Calouste Gulbenkian de Braga), Jorge Pires (professor no conservatório regional de Castelo Branco), Rui Nabais (professor no Instituto Vitorino Matono) e Pedro Rufino (coordenador do departamento de guitarra na Academia de Música e Dança do Fundão).

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply