Arquivo

Concurso Alétheia valeu a pena

Escrever sobre filosofia

O Clube de Filosofia promoveu, pela primeira vez, um concurso de textos filosóficos, destinado aos alunos do ensino secundário da nossa escola.

O Concurso Alétheia pretende promover o gosto pela escrita e incentivar os alunos a assumirem uma intervenção crítica, responsável e socialmente comprometida, através da composição de textos filosóficos. Pretende, ainda, desenvolver a reflexão e a criatividade, bem como as competências argumentativas, competências básicas de todo o cidadão livre e atento à realidade social.

Por isso, o desafio é escrever textos de carácter reflexivo-argumentativo, originais, críticos, problematizantes e com qualidade literária. “A Filosofia, a Ciência e os Valores no Mundo Actual” foi, este ano, o tema proposto aos alunos.

O texto da Tatiana Cruz, do 10.º E, foi o texto vencedor, ficando em 2.º lugar o texto da Cristiana Santos, do 10.º A.

Os prémios atribuídos são meramente simbólicos – uma medalha e um livro -, porque estes não são a razão de ser do concurso. Então, porquê escrever? A escrita é uma actividade criativa que proporciona uma satisfação pessoal. É um instrumento de reflexão individual, garantindo uma projecção física para os nossos pensamentos. O texto escrito é um produto pessoal e privilegiado para transmitir opiniões e divulgar ideias próprias. Escrever é, assim, um acto de comunicação e quanto melhor o fizermos, melhor será a nossa capacidade de sermos compreendidos.

Como diz Ernest Hemingway, “Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança.”

O Clube de Filosofia

Sobre o autor

Leave a Reply