Arquivo

Concertos da Páscoa no TMG e Teatro-Cine da Covilhã

Orquestra Proclássica interpreta obras de Barber, Mozart e Beethoven, sob a direção do maestro Rogério Peixinho

O concerto da Páscoa deste ano no TMG é protagonizado pela Orquestra Proclássica, sob a direção do maestro Rogério Peixinho. O recital acontece no sábado à noite no grande auditório.

Do programa constam o “Adágio para cordas op. 11”, de Samuel Barber, o “Concerto nº3 para violino”, de Mozart, e a “Sinfonia nº3”, de Beethoven, denominada “Heroica”. Pensa-se que esta última obra poderá ter sido inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, retirando o compositor a dedicatória quando este se auto-intitulou imperador. Trata-se, portanto, de uma sinfonia com grande simbolismo e carga emocional, transparecendo na forma elaborada como foi escrita. A Orquestra Proclássica atua no Teatro-Cine da Covilhã no domingo à noite com o mesmo programa, numa iniciativa do Conservatório de Música local. Com entrada grátis, este concerto assinala o arranque da programação cultural da instituição num ano em que comemora o seu 50º aniversário.

A Orquestra Proclássica é um projeto para a Beira Interior, sendo constituída por instrumentistas profissionais, maioritariamente oriundos da região ou que nela residem, assumindo-se como um polo aglutinador de tendências musicais. A sua primeira apresentação pública teve lugar no Teatro-Cine da Covilhã em 2009. Rogério Peixinho é o seu fundador. O maestro dirige também a Orquestra Juvenil da Direção Regional de Educação do Centro “MIMA”, é professor de violoncelo da EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) e, desde 2004, diretor pedagógico do Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply