Arquivo

ComurBeiras com eleições a 11 de Março

Assembleias Municipais votam entre as 15 e as 16 horas

A realização de eleições legislativas antecipadas a 20 de Fevereiro forçou os autarcas da ComurBeiras a adiar o acto eleitoral para a Assembleia e a Junta da Comunidade Urbana das Beiras para 11 de Março, quando estava previsto realizar-se em Janeiro. A opção foi aprovada numa reunião realizada na passada quarta-feira em Belmonte, durante a qual foi também ratificado o regulamento eleitoral deste duplo sufrágio.

«Independentemente de quem seja o futuro primeiro-ministro, esta associação de municípios vai estar disponível para trabalhar, para que no próximo Quadro Comunitário de Apoio sejamos uma força viva e de pressão para trazer para a região aquilo que é prioritário e indispensável», referiu José Manuel Biscaia, presidente da Câmara de Manteigas, que, juntamente com Amândio Melo, autarca de Belmonte, serão responsáveis pela dinamização do processo eleitoral. De acordo com o regulamento eleitoral a comissão instaladora vai constituir-se como comissão eleitoral, enquanto todos os presidentes de Câmara irão centralizar os votos das respectivas Assembleias Municipais obtidos a 11 de Março, entre as 15 e as 16 horas. O colégio eleitoral é formado pelos deputados dos doze municípios constituintes, que são chamados a eleger os 37 membros da futura assembleia de entre as listas concorrentes, a apresentar até 10 dias antes da votação. A comissão eleitoral reúne-se seguidamente em Belmonte para apurar os votos e proceder à eleição dos três dirigentes da Junta da Comunidade, de entre aqueles que se candidatarem. Neste nível, caberá aos autarcas escolher os primeiros responsáveis da ComurBeiras, eleitos para um mandato de quatro anos, após uma curta campanha eleitoral que deverá permitir à(s) vária(s) lista(s) concorrente(s) explanar os seus objectivos.

Recorde-se que a Junta vai ficar sediada em Manteigas, enquanto Belmonte acolherá a Assembleia e o Conselho da Comunidade, um órgão consultivo constituído pelos elementos da Junta, presidente da CCDRC e representantes dos serviços e organismos desconcentrados do Estado. De acordo com os estatutos da Comurbeiras, a comunidade terá como recursos as contribuições dos municípios e as transferências do Orçamento de Estado, podendo ainda contrair empréstimos em termos idênticos aos das Câmaras. A ComurBeiras é formada por nove concelhos do distrito da Guarda e três de Castelo Branco, num total de cerca de 200 mil habitantes. Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, bem como os concelhos de Belmonte, Covilhã e Penamacor são os municípios constituintes da primeira Comunidade Urbana da Beira Interior.

Amaro eleito na GAM de Viseu

A única lista para Assembleia Metropolitana de Viseu, liderada por Almeida Henriques, foi segunda-feira sufragada pelas Assembleias Municipais (AM) dos 21 concelhos da Grande Área Metropolitana de Viseu. Sob o lema “A GAMVIS no coração de Portugal”, a lista tem 55 elementos, deputados municipais indicados pelos três partidos representados naqueles órgãos autárquicos, e obteve 90 por cento dos votos expressos. Segundo Almeida Henriques, também presidente AM de Viseu e do Conselho Empresarial do Centro (CEC), «houve um acordo entre os três partidos (PSD, PS e CDS-PP) para que houvesse uma lista única, o que demonstra a unidade que existe em torno deste projecto». Álvaro Amaro vai ser o primeiro presidente da Junta Metropolitana de Viseu. O autarca de Gouveia liderou a única lista que vai a votos, juntamente com Soares Marques (Mangualde) e Mário Ferreira (Tarouca), que serão os seus vice-presidentes. A GAM de Viseu é formada por 17 dos 24 concelhos daquele distrito, mais os municípios vizinhos de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, do distrito da Guarda, totalizando 354.887 habitantes.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply