Arquivo

Comer chocolate pode fazer bem ao coração!

Nutrição & Saúde

Estudos recentes têm vindo a demonstrar que o consumo moderado de chocolate negro amargo, pode beneficiar a saúde do indivíduo, em particular a saúde do seu coração.

O chocolate é um alimento muito nutritivo, contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Os benefícios da ingestão de chocolate negro parecem ser de diversas etiologias. Relativamente aos efeitos cardioprotectores, parecem dever-se à presença dos flavonóides do cacau, nomeadamente ao ácido gálico e a epicatecina, fazendo-se sentir especialmente na diminuição da pressão arterial, nos processos inflamatórios endoteliais, bem como na melhoria do perfil lipídico e no aumento da resistência à insulina.

Para além destes benefícios, sabe-se também que o cacau possui propriedades antioxidantes e propriedades estimulantes, estando estas últimas dependentes da presença na sua composição de teobromina e cafeína que promovem a libertação de endorfinas, neurotransmissores que, ao estimular o sistema nervoso central, aumentam o estado de alerta e de raciocínio. Quanto às primeiras, sabe-se que o chocolate negro possui diversas funções que têm sido descritas como modificadoras da resposta biológica, actuando como antioxidantes. As suas propriedades anti- inflamatórias têm sido demonstradas pela sua acção preventiva e/ou retardadora no desenvolvimento de alguns tipos de cancro.

Os estudos são ainda pouco reveladores relativamente à quantidade de chocolate necessário para que se façam sentir os efeitos benéficos do seu consumo. No entanto, estes conhecimentos têm estado por certo na mente dos consumidores mais atentos e informados, razão pela qual se tem vindo a observar cada vez mais um maior consumo de chocolate negro.

Finalmente, é importante lembrar que, o consumo de uma pequena quantidade de chocolate negro pode ajudar a beneficiar de um coração mais saudável. No entanto… é bom recordar que um quadrado ou um copo diário de chocolate acrescentam cem calorias à sua dieta…

Não se esqueça pois, de ajustar o consumo de cacau/chocolate negro a uma alimentação saudável, bem como à prática de exercício físico, de forma a não aumentar de peso.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply