Arquivo

Comemorações do Centenário da República

A Escola Profissional de Trancoso, a Câmara Municipal e a Empresa Municipal Trancoso Eventos, foram as promotoras da Exposição dos 100 Anos da República Portuguesa. Esta efeméride foi comemorada com toda a dignidade, com a apresentação duma exposição com grande qualidade técnica e gráfica que apresenta uma vasta documentação dos melhores especialistas e investigadores deste período histórico.

Em formato moderno, consta de 15 painéis, desde o final da Monarquia e crise do Rotativismo, passando pelo regicídio, a queda da Monarquia, Revolução do 5 de Outubro e Implantação da República à Constituição de 1911, e às causas da sua queda.

Imagens, objectos, como réplicas do escultor Rafael Bordalo Pinheiro, bustos da República, documentos filatélicos, vinhos da época de 1910 e 1911, medalhística, revistas, como a Ilustração Portuguesa e a Ocidente, Imprensa, e uma manequim vestida de República com o barrete frígio com um seio desnudado nas cores da Bandeira Portuguesa.

O Sr. Governador Civil da Guarda com o Sr. Dr. António Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Trancoso e a Dra. Cristina Borges, Presidente da Direcção Técnico-Pedagógica da Escola Profissional de Trancoso presidiram à Sessão Solene de Abertura.

Os alunos da Escola Profissional de Trancoso acompanhados pelas professoras Paula Costa e Julieta Silva cantaram “A Portuguesa”, com apoio instrumental do piano e do violino. Foi um momento solene em que todo o Auditório em pé cantou o Hino Nacional.

Seguiu-se o Colóquio subordinado ao tema “As Mulheres na Implantação da República” pela Doutora Fina d’ Armada que trouxe novos dados sobre o tema que constam do livro que publicou recentemente, e que com muita profundidade e simplicidade encantou a assistência.

O Sr. Santos Costa, historiador e investigador, falou sobre os “ Trancosenses Ilustres no Tempo da República”, surpreendendo-nos com a sua brilhante comunicação.

O Colóquio foi moderado pela Dra. Fernanda Braga da Cruz, trancosense ilustre e directora da Casa da Beira Alta que promove eventos sobre a Cultura da Beira.

Seguiu-se um animado debate. Esteve também presente a Sra. Directora do Museu da Guarda, Dra. Dulce Helena Borges, que contribuiu para uma investigação sobre uma republicana de Trancoso, Gertrudes Silva, que ao tempo Secretária de um Congresso Feminista Republicano em Sobral Agraço, era contemporânea de Carolina Beatriz Ângelo.

A Comissária da Exposição, Dra. Emília Tracana, e Dra. Elsa Cardoso, que colaborou neste projecto, fizeram a visita guiada à Exposição.

Seguiu-se um Porto de Honra com um bolo da República para 100 convidados terminando com um brinde e um VIVA À REPÚBLICA.

Emília Tracana

Comemorações do Centenário da República

Sobre o autor

Leave a Reply