Arquivo

Cinema mudo musicado ao vivo no TMG

O TMG apresenta, no sábado à noite, uma trilogia de curtas-metragens dos primórdios do cinema musicados ao vivo. Do cartaz do “Cine-Concerto 2” fazem parte “A Propósito de Nice”, de Jean Vigo; “The Blacksmith”, de Buster Keaton, e “Überfall”, de Ernö Metzner, cuja banda sonora é da autoria dos guardenses Miguel Cordeiro, César Prata e Luís Rolo, respetivamente.

A primeira proposta é um documentário de 22 minutos sobre a cidade mediterrânica de Nice, estreado em 1930 pelo francês Jean Vigo (1905-1934), alguns anos antes do realizador se transformar num dos míticos vanguardistas franceses. Este “postal” será musicado por Miguel Cordeiro, que estudou piano e jazz no Taller de Música de Barcelona e no Hot Club Portugal. Atualmente, dedica-se à composição de música para imagem após concluir um mestrado sobre composição para cinema e audiovisuais. O segundo filme da sessão é uma divertida comédia de Buster Keaton (1895-1966). Em “The Blacksmith” (1922), “o homem que nunca ri” – como ficou conhecido o ator – é um ajudante de ferreiro que se vê obrigado a tomar conta do negócio, mas que, apesar da sua boa vontade, a sua gerência vai ter consequências devastadoras. Um ambiente de non sense e burlesco entregue a César Prata, mentor de projetos como Chuchurumel, Assobio ou Canções do Ceguinho.

Finalmente, “Überfall” (1928), do húngaro Ernö Metzner (1892-1953), do período áureo da vanguarda alemã, conta um dia da vida de um homem no contexto da grande depressão que aquele país então vivia. Um obra de grande experimentalismo visual que será musicada por Luís Rolo, que integrou projetos como Dual Tone (com António Louro), que misturava a eletrónica com hip-hop.

Sobre o autor

Leave a Reply