Arquivo

Cine’Eco com 119 filmes a concurso

Seia recebe produções de mais de 30 países no Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente

O 16º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente de Seia, Cine’Eco, vai levar a concurso 119 filmes, oriundos de mais de 30 países. A competição, que decorre entre sábado e 23 de Outubro, vai estar dividida nas categorias internacional, lusofonia e extra-concurso.

Seia organiza e acolhe o festival, dedicado a temas ambientais, desde 1995. Nas diferentes edições, têm concorrido cerca de 400 filmes, dos quais apenas cerca de 100 são seleccionados para entrar em competição. Este ano, a organização decidiu criar quatro grupos de júris, compostos por personalidades de diferentes áreas, desde a arquitectura, jornalismo, cinema, ambiente, até à arte e à ciência. Os vencedores serão seleccionados na respectiva categoria pelo Júri Internacional, Júri da Lusofonia, Júri da Juventude e Júri das Extensões. O vencedor principal receberá o “Grande Prémio Ambiente” no valor de 3.750 euros. Os filmes em competição vêm dos quatro cantos do mundo. República Checa, Dinamarca, Brasil, Nova Zelândia, Irão e Estados Unidos da América são alguns dos países que “viajam” até Seia com novos olhares sobre o ambiente.

Mas nem só de competição vive o festival. Ao longo dos oito dias, realizam-se também “workshops”, concertos e conferências. O programa contempla acções de formação para jornalistas e sobre o documentário, a conferência “Biodiversidade como factor de desenvolvimento económico” e um concerto de jazz pelo Bernardo Sasseti trio no dia de abertura do festival. Pelo Cineteatro da Casa Municipal da Cultura vão passar ainda Nicolau Breyner (dia 20) e o projecto Couple Coffee, na sessão de encerramento. O Cine’Eco decorre ainda no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Sobre o autor

Leave a Reply