Arquivo

Cine’Eco chega à maioridade

Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre esta semana, em Seia, e procura atrair novos públicos

O Cine’Eco – Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela cumpre a sua 18ª edição, a partir de sábado e durante uma semana, com uma seleção de filmes que «vai ser a melhor de sempre», promete a organização.

O festival, que tem lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia, procura um público vasto que não se limite aos especialistas do ambiente. Deste modo, os responsáveis prometem «um conceito de programação coerente, pedagógico, abrangente, acessível a todo o tipo de público», para que, além da sensibilização dos espetadores para as questões ambientais, o entretenimento também assuma um papel de destaque. A seleção oficial é constituída pelos «melhores filmes» dos últimos dois anos sobre as grandes questões ambientais «prementes para o futuro da humanidade, das cidades e do campo». O programa inclui filmes apresentados e premiados noutras mostras que integram o Green Network Festivals. No total, serão exibidos 52 filmes, oriundos de 43 países, sendo que na competição internacional estão programadas 13 longas-metragens e 13 curtas. O cartaz da competição lusófona é composto por 16 curtas-metragens, enquanto a categoria dedicada aos filmes realizados na Serra da Estrela apresentará dez.

Dos filmes concorrentes destacam-se “Alma”, de Patrick Rouxel (França, 2011), “Bottled Life”, de Urs Schnell (Suíça/Alemanha, 2011), “Bendito Machine IV”, de Jossie Mallis (Espanha, 2012) e “Carbon Water”, de Evan Abramson e Carmen Elsa Lopez Abramson (EUA, 2011). Como habitualmente, o Cine’Eco inclui sessões paralelas, como a “Panorama Ano do Brasil”, “Panorama Internacional e Nacional”, “Panorama Infantil e Sénior”. António Escudeiro, diretor de fotografia e realizador, será homenageado nesta edição pelo seu trabalho no cinema “ecológico” desde os anos 60. De resto, também vai integrar o júri internacional, ao lado de Gaetano Capizzi, diretor do Festival de Cinema de Ambiente de Turim (Itália), e de Lisandro Nogueira, responsável pela mostra de Goiás (Brasil), entre outros.

O Cine’Eco 2012, organizado pela Câmara de Seia, não se limita ao cinema e organiza igualmente a Conferência Internacional da Agenda 21 Sustentabilidade Local (GLOCAL 2012), que acontece nos dias 11 e 12. O festival termina dia 13 com a entrega dos prémios aos filmes vencedores desta edição.

Filme “Alma”, do francês Patrick Rouxel, aborda a desflorestação da Amazónia

Cine’Eco chega à maioridade

Sobre o autor

Leave a Reply