Arquivo

CineEco 2005 em marcha

Mostra de cinema ambiental vai ter ciclos de filmes goianos e longas-metragens brasileiras

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, que se realiza em Outubro em Seia, vai contar este ano com uma mostra de filmes goianos e outra de longas-metragens brasileiras do circuito comercial, anunciou o coordenador do CineEco. Segundo Lauro António, este é um dos resultados do acordo assinado na semana passada entre o certame senense e o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), que decorre na cidade brasileira de Goiás.

«Esta colaboração vai significar uma sinergia importante na área de cinema ambiental. Ganhamos ambos com o cruzar de experiências», disse o realizador e crítico cinematográfico em Goiás. Além de possibilitar uma série de iniciativas conjuntas entre o FICA e os festivais europeus de temática ambiental, o acordo vai permitir uma cooperação entre o festival de Goiás e o CineEco com o festival de Mindelo (Cabo Verde), que está a ser criado. «Vamos tentar criar uma espécie de plataforma luso-atlântica, incluindo a Europa, África e o Brasil, através dos festivais de ambiente e da língua portuguesa», destacou Lauro António, que acredita ser possível realizar muitas co-produções com esta iniciativa. O acordo assinado entre o CineEco e o FICA estabelece também uma constante troca de jurados entre as duas mostras. Segundo Lauro António, é possível que seja assinado em Outubro um acordo de geminação entre Goiás, cidade que ainda conserva a planta original portuguesa, e Seia.

Entretanto sabe-se que a 11º edição do CineEco vai decorrer entre 21 e 30 de Outubro. Contando já com mais de meia centena de filmes a concurso, o festival mantém as inscrições abertas até 31 de Agosto. Para além da forte secção competitiva, com filmes vindos de França, Itália, Estados Unidos

da América, Argentina, Espanha, Chile, México ou Portugal, o CineEco deste ano terá igualmente uma grande componente informativa, com ciclos temáticos, retrospectivas e homenagens, para além de secções paralelas com concertos ou exposições. Trata-se de um pretexto com vista à promoção dos valores naturais, ecológicos, culturais e cinematográficos e ainda à divulgação ambiental e turística da Serra da Estrela. O CineEco foi criado em 1995 e tem como directores Lauro António e Carlos Teófilo, atribuindo anualmente vários galardões, com destaque para o Grande Prémio Ambiente, Prémio Especial de Lusofonia, Prémio “Água”, Prémio “Polis”, Prémio Camacho Costa ou o Prémio “Vídeo Não Profissional”, entre outros. Todos os pedidos de informação, regulamentos e fichas de inscrição poderão ser enviados para filmfestival@portugalmail.pt.

Sobre o autor

Leave a Reply