Arquivo

Cimeira para valorizar o Vale do Côa

Iniciativa da associação Territórios do Côa pretende fomentar o debate e a partilha de soluções para afirmar esta micro região que vai do Sabugal a Mogadouro

Numa altura em que se afinam as estratégias para enfrentar os desafios do próximo quadro comunitário de apoio, a associação de desenvolvimento regional Territórios do Côa organiza amanhã, em Vilar Formoso, a Cimeira da Identidade dos Territórios do Interior. O objetivo é «fomentar o debate e a partilha em torno de soluções diferenciadoras para a afirmação destes territórios», adianta Dulcineia Catarina Moura.

«Os participantes têm que perceber que urge uma preocupação e responsabilidade nacional pela competitividade, pela definição de uma estratégia de afirmação dos territórios a uma escala global e pela inovação e adequação dos serviços prestados – no nosso caso, o sector do turismo é fulcral – aos mercados externos, captando investimento», defende a coordenadora da Territórios do Côa, organismo sediado em Almeida. Na sua opinião, será também necessário assumir a localização do país «de uma forma geoestratégica e não periférica». A responsável chama ainda a atenção para a importância de estimular a identidade territorial nos habitantes da região, isto na expetativa de que esse «sentimento de pertença» acabe por dar origem a «uma dinâmica geradora de resultados positivos» em termos de empreendedorismo e de criação de riqueza e de emprego.

A decorrer no pavilhão multiusos de Vilar Formoso a partir das 10 horas, o encontro divide-se por diferentes painéis cujos oradores vão «propor soluções e divulgar conteúdos de elevado interesse» para a valorização da identidade do interior, espera Dulcineia Catarina Moura. A jornada culmina com a apresentação do Clube de Embaixadores do Vale do Côa, constituído por diversas personalidades ligadas a este território e que se têm destacado nas suas áreas profissionais. «A sua missão é “dar a cara” pelo Vale do Côa», refere a coordenadora da Territórios do Côa. A cimeira termina com a mostra gastronómica “Côa Gourmet”, que se prolonga pelo fim de semana e onde os “chefs” Henrique Sá Pessoa e a Rita Eloi Neto vão reinterpretar receitas tradicionais usando produtos exclusivos da região.

Durante o evento vão atuar vários grupos da região, sendo que amanhã à noite o humorista Herman José protagonizará um espetáculo ao ar livre junto ao Pavilhão Multiusos. A Territórios do Côa abrange os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Luis Martins A partir de amanhã, há palestras, gastronomia e animação no pavilhão multiusos de Vilar Formoso

Sobre o autor

Leave a Reply