Arquivo

Cientistas mais perto da “partícula de Deus”

O bosão de Higgs confere ordem e massa ao universo e será o elemento que falta para explicar o surgimento do mundo.

O princípio de tudo pode estar perto de ser desvendado. É que a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou hoje ter descoberto uma partícula nova que pode ser o bosão de Higgs, conhecido como a “partícula de Deus”, porque confere ordem e massa ao universo.

Os físicos têm tentado encontrar provas da existência do bosão de Higgs há quase 50 anos e, nos últimos dias, poderão ter finalmente encontrado a partícula, anunciaram hoje os cientistas do CERN, de que Portugal fas parte, explicando que a nova partícula tem características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs. «Este elemento combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspectos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares», adianta aquele instituto.

Contudo, os resultados das pesquisas não são ainda conclusivos porque os cientistas preferem manter a prudência, embora adiantem haver agora «95 por cento de certeza» de que se tratará da “partícula de Deus”.

Sobre o autor

Leave a Reply