No 3.º Ciclo as classificações negativas do Natal nas Ciências Exactas e Naturais nunca chegam aos 20% e lançam os antigos números de tragédia para o esquecimento. Assim, em Matemática, 12% de negativas é a marca do 7º ano, 6% a do 8º e 19% a do 9º. Em Ciências Naturais, são 18% no 7º ano, 10% no 8º e 5% no 9º. Quanto a Física-Química, os números assinalam 14% de negativas no 7º ano, 4% no 8º e 13% no 9º. Quanto às notas mais elevadas (nota 5), Matemática aparece com 11% no 7º ano, 16% no 8º e 22% no 9º ano. Em Ciências Naturais, são 10% que têm classificação máxima no 7º ano, 11% no 8º ano e 24% no 9º ano. Finalmente em Física-Química, 12% têm nota 5 no 7º ano, ao passo que no 8º e no 9º a percentagem de notas máximas é de 17%.
Estes números são muito encorajadores e mostram, pelo menos aparentemente, uma redução das dificuldades nas ciências exactas. Simbolicamente é muito reconfortante ter mais notas máximas (nota 5) que notas negativas (nota 1 ou 2).
Quanto ao Ensino Secundário, no 10º ano, a Matemática tem percentagens mais altas de classificações negativas. Matemática A tem 31% de negativas no 10º ano, 32% no 11º e 14% no 12º. Nesta disciplina as notas altas (17 ou mais) são 5% no 10º ano, 9% no 11º e 26% no 12º ano. Em Física e Química A, 10% de negativas no 10º ano, 23% no 11º e 10% no 12º ano (neste caso em Física, não havendo a disciplina de Química). Quanto às notas elevadas (17 a 20), há 14% no 10º, 11% no 11º e 14% no 12º ano (neste ano em Física). Em Biologia e Geologia, 24% têm negativa no 10º ano, só 3% no 11º e 6% no 12º ano (neste caso na disciplina de Biologia). Classificações elevadas são de 8% no 10º ano, 24% no 11º ano e 44% no 12º ano.
Como conclusões mais destacáveis no Secundário deve referir-se a maior percentagem de insucesso comparativamente com o 3º Ciclo (e excluímos Biologia Humana e Matemática B, que têm níveis ainda mais elevados de classificações negativas). E aqui fica a pergunta: porque é que os alunos baixam as notas no Secundário? Por outro lado, verifica-se que em Matemática A tanto 10º como 11º são preocupantes e em Física e Química é o 11º que inquieta. Em Biologia e Geologia um em cada 4 alunos tem negativa no 10º ano, havendo só 8% de classificações elevadas, ao contrário do 12º, em que quase não há negativas e metade dos alunos tem classificação 17 ou mais.
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