Arquivo

Ciência na Escola e Ciência no Mundo

Clube de Física

O grupo de “Jovens cientistas” ligados ao Projecto “Radiação e Ambiente” iniciaram o seu trabalho de investigação na nossa Escola.

Os mais jovens (8º ano) estudam o comportamento de sementes de alpista irradiadas com diferentes doses de radiação, a nível de germinação e crescimento.

Os mais velhos (10º,11º e 12º) estão a estudar o comportamento de sementes de trigo irradiadas também com diferentes doses de radiação.

Outras experiências se seguirão, todas elas respeitantes aos efeitos das radiações em diversas situações.

Outra actividade ligada ao projecto é a realização de testes on-line a nível de ensino básico e secundário, com carácter lúdico e científico. Os testes estão acessíveis no site do projecto durante uns dias. O objectivo é investigar sobre Ciência. Após a submissão das respostas, sabe-se imediatamente o resultado, tendo também acesso aos resultados, tanto dos testes, como das experiências, em todas as escolas do País, ligadas ao Projecto “Radiação e Ambiente”, sob a coordenação do LIP e em parceria com a Agência Ciência Viva.

Brevemente teremos disponível o espaço do Clube de Física com todo o equipamento para a realização das experiências em curso.

Passemos agora à investigação científica no Mundo!

Ouvimos falar recentemente sobre os resultados de experiência realizada no CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear).

Foi divulgada a primeira imagem de anti-matéria, mais concretamente a imagem de um anti-hidrogénio.

Através de experiência inédita, os Cientistas do CERN conseguiram aprisionar anti-matéria, embora numa fracção pequena de tempo. Conseguiram capturar 38 átomos de anti-hidrogénio.

A anti-matéria pode considerar-se como uma matéria “espelho” da matéria que conhecemos. Matéria e anti-matéria, têm cargas opostas, e, quando se encontram, aniquilam-se.

Foi a primeira vez que a captura de anti-matéria foi conseguida para poder ser estudada.

Através destas experiências pretendem os cientistas compreender alguns enigmas do Universo, concretamente o que se passou durante o “Big-Bang” em que se produziu matéria e anti-matéria.

Por que razão o Mundo é aparentemente feito de matéria e não de anti-matéria?

Já em 1995, físicos do CERN, conseguiram produzir anti-matéria, mas esta desapareceu de imediato, pelo que não foi possível estudá-la.

Os últimos resultados obtidos levam a considerar esta experiência como a experiência do século.

Rosa Carvalho

Clube de Física – Newtronix.pt

Sobre o autor

Leave a Reply