Arquivo

Cidadãos contestam mega-esplanada na Praça Velha

Petição online considera «absurda» a intenção da autarquia em criar uma estrutura fixa naquele espaço nobre da cidade

Um grupos de cidadãos está indignado com a intenção da autarquia criar uma mega-esplanada fixa na Praça Velha e já subscreveu uma petição que está a circular online (http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9899) contra a sua concretização.

No texto da petição, a arquiteta Olívia Guerra, a sua autora, justifica que se trata de um «espaço excecional e emblemático da cidade» e que a ideia de ali instalar uma estrutura fixa é «absurda», tanto mais que o local está classificado como Zona Especial de Protecção e Área Non Aedificandi pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico) para salvaguardar justamente as suas características. De resto, a primeira subscritora considera que a proposta «carece de fundamento e não responde às preocupações com a dinamização da zona histórica da cidade». Na sua opinião, a dinamização deste espaço nobre e do centro histórico «não passa pela criação de uma “mega-esplanada”, mas pela requalificação, apropriação e valorização do edificado». Olívia Guerra pede ainda que a autarquia torne público o plano de reformulação da Praça Velha, um projeto com menos de 10 anos, de forma a permitir «a consulta e interposição de questões e propostas por parte dos cidadãos, no sentido de evitar novos erros e despesas desnecessárias».

A arquiteta lançou também outra petição online (disponível em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9895) contra o Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar no Jardim José de Lemos, reclamando «uma política integrada e participativa» de arte pública.

Sobre o autor

Leave a Reply