Arquivo

Ciclo de Cultura Judaica da Guarda

Decorreu de 10 a 13 de Março, na cidade da Guarda, o primeiro Ciclo de Cultura Judaica, organizado pela Agência para a Promoção da Guarda, pelo Centro de Estudos Ibéricos e pelo Teatro Municipal da Guarda.

Integrado neste ciclo estiveram vários eventos musicais, cinematográficos e científicos que visaram a divulgação desta importante cultura.

O programa iniciou-se no dia 10 com a conferência “A cultura judaica nos dias de hoje” pela Professora Doutora Antonieta Garcia. Nesse mesmo dia, à noite e também no TMG, passou o impressionante filme “Os últimos Marranos” de Frédéric Brenner e Stan Neumann, que relata a vida das comunidades “marranas” da Beira e de Tras-os Montes, com especial destaque para a de Belmonte, nos anos 80 do século XX. Um filme polémico que no final mereceu um comentário da Professora Antonieta Garcia, explicando à plateia as consequências trágicas que a divulgação do filme levou à comunidade judaica de Belmonte.

Já no dia 11 decorreu no auditório do Paço da Cultura o Seminário “Judiarias da Raia – Legado e futuro”. Na primeira parte procurou-se dar a conhecer um pouco do Legado Judaico da Raia Portuguesa e Espanhola. Estiveram em análise os seguintes temas: “Heranças Judaicas – entre o esquecimento e a memória” pela Professora Doutora Antonieta Garcia, “De este lado de la Raya: las aljamas de los judios de Salamanca y Ciudad Rodrigo” pela Professora Doutora Maria Fuencisla Garcia Casar, “Registar para dar a conhecer… Dar a conhecer para valorizar” pelo Professor Doutor Ferrão Filipe, Presidente da Comunidade Judaica do Porto. Foi moderador de mesa o Arquitecto José Afonso.

Património e Cultura Judaica – Potencialidades e Formas de Valorização, foi o mote para as comunicações da tarde, que se iniciaram com uma proposta de criação de uma “Rede de Judiarias do Interior – um factor de desenvolvimento” pelo Arquitecto António Saraiva, que foi também moderador da mesa nesta sessão. D. Anxo Collarte Pérez apresentou a Rede de Judiarias Espanhola – Caminhos de Sefarard. A temática “PROVERE – Valorização do Património Judaico. Um testemunho, uma herança, uma oportunidade” foi apresentada pelo Dr. Amândio Melo, Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, e Presidente do Consórcio do PROVERE das Judiarias. Já Jorge Patrão, Presidente da Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela, apresentou “História Judaica – Levar a cultura para o turismo” e o Dr. Paulo Vitorino, Gerente da Empresa Kosher Sefarard, Lda. Falou sobre “A credibilidade focalizada como elemento de viabilização”. Este Seminário tentou abordar para além do Legado Judaico as várias formas de o potenciar e valorizar, de modo a torná-lo uma mais-valia para as comunidades locais onde se insere.

Ainda no dia 11 decorreu uma visita guiada ao Museu Judaico e à Sinagoga de Belmonte, terminando com um espectáculo musical pelo grupo português Melech Mechaya, no Café Concerto do TMG.

A fechar este Ciclo, no dia 13, o concerto dos Cukunft (em português “o Futuro”), um grupo da Polónia, que interpretou música tradicional judaica.

Este foi o primeiro de uma série de eventos que procuram a valorização e a divulgação da História e da Cultura Judaica.

Ciclo de Cultura Judaica da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply