Arquivo

CHCB vai ter unidade de Cardiologia de Intervenção para a região

Saúde

O Ministério da Saúde já deu luz verde à criação da unidade de Cardiologia de Intervenção do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã. A decisão foi revelada por Adalberto Campos Fernandes no Parlamento na passada quinta-feira em resposta a um conjunto de preocupações levantadas sobre a saúde no distrito de Castelo Branco.

«A senhora secretária de Estado Adjunta e da Saúde já oficiou nesse sentido, é uma matéria que está autorizada e decidida. Naturalmente que acompanhamos a reflexão que foi feita sobre a prontidão do socorro aos doentes coronários agudos na região do interior Centro e faz todo o sentido que, nos pontos de rede que já existem, a Cova da Beira também tenha essa funcionalidade», disse o ministro na comissão parlamentar de Saúde. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia já tinha reclamado para a Beira Interior uma unidade de Cardiologia de Intervenção. A confirmação foi recebida com satisfação pelo presidente do Conselho de Administração do CHCB. João Casteleiro acredita que a nova unidade possa começar a funcionar «dentro de meses». O local onde vai funcionar já está definido, faltando realizar algumas obras de adaptação para receber o equipamento necessário.

«Vamos constituir as equipas que já tínhamos previsto. Há uma equipa em Coimbra, já formada, que está disposta a vir aqui dar apoio à nossa região, preparará os nossos profissionais para fazerem o que eles já estão a fazer», referiu o responsável. João Casteleiro adiantou que a unidade vai permitir que as pessoas que sofram um enfarte «cheguem a tempo a um hospital onde possam ser tratadas em tempo real e útil».

Sobre o autor

Leave a Reply