Arquivo

CHCB é o oitavo melhor hospital público do país

Unidade de saúde da Cova da Beira desceu três posições face ao ano anterior, já a ULS da Guarda destaca-se em duas especialidades

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) ocupa o oitavo lugar na avaliação do desempenho dos hospitais públicos em 2011, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e tornada pública no passado sábado, em termos de internamento e da qualidade dos serviços prestados.

Neste estudo, que pelo terceiro ano consecutivo é liderado pelo Centro Hospitalar de São João (Porto), a unidade de saúde de Covilhã e Fundão caiu três posições face ao ano anterior, mas mantém-se entre os dez melhores hospitais públicos do país. O CHCB foi avaliado em 17 grupos de doenças, distinguindo-se no tratamento das doenças do aparelho ocular, em que consegue o primeiro lugar a nível nacional pelo segundo ano consecutivo, e das doenças dos órgãos genitais masculinos, especialidade em que sobe duas posições face ao ano passado, recuperando o segundo lugar que detinha em 2009. Em reação a este resultado, o presidente do Conselho de Administração do CHCB considera que a classificação obtida é «um motivo de entusiasmo, particularmente numa altura em que se avizinha a reforma da rede hospitalar da Beira Interior».

Apesar da descida de três posições face a 2010, Miguel Castelo Branco entende que o lugar ocupado reconhece o «bom trabalho, de acordo com os critérios da ENSP», que a instituição está a realizar e «demonstra também uma preocupação com a excelência», que conduz à «utilização das melhores práticas clínicas». O administrador conclui que os resultados globais e parcelares «devem-se ao empenho e entusiasmo dos profissionais de saúde» que trabalham na instituição, e mostram que «o CHCB está no bom caminho».

ULS da Guarda com bons resultados no tratamento de doenças músculo-esqueléticas e traumatismos

A avaliação da ENSP voltou a deixar a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda de fora da lista dos melhores hospitais públicos do país. A unidade de saúde guardense foi avaliada em apenas 11 grupos de doenças e não integra o top 10 em termos gerais, mas consegue o quinto lugar a nível nacional no tratamento das doenças músculo-esqueléticas (descendo, contudo, duas posições face a 2010) e o quarto lugar no tratamento de traumatismos e lesões acidentais (desce uma posição comparativamente ao ano anterior).

Contactado por O INTERIOR, o gabinete de Comunicação da ULS evita falar na ausência da lista dos melhores hospitais e das descidas relativamente ao estudo anterior, preferindo salientar que os resultados «são um estímulo e um desafio para melhorar a cada dia os cuidados de saúde prestados». A mesma fonte acrescenta que a presença nos lugares cimeiros em duas especialidades constitui um motivo de «satisfação» e um «reconhecimento do trabalho dos nossos profissionais».

Fábio Gomes CHCB foi considerado o melhor hospital do país no tratamento de doenças do aparelho ocular pelo segundo ano consecutivo

CHCB é o oitavo melhor hospital público do
        país

Sobre o autor

Leave a Reply