Arquivo

CHCB aposta na criação de novos serviços médicos

Hospital Pêro da Covilhã vai abrir em breve a Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, enquanto que no Fundão será instalada uma lavandaria destinada aos hospitais da Beira Interior

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) vai instalar no Parque Industrial do Fundão uma unidade de lavandaria destinada aos hospitais da Beira Interior, que deverá criar 60 postos de trabalho.

O protocolo foi assinado na semana passada com a autarquia fundanense, durante as comemorações do quinto aniversário do Centro Hospitalar da Cova da Beira, e foi homologado pela secretária de Estado da Saúde, Regina Bastos.

A instalação da unidade está orçada em 400 mil euros, e para além de contribuir para a fixação da população na região, vai permitir o tratamento da roupa dos hospitais da região e a disponibilização das instalações do Hospital Pêro da Covilhã – onde o serviço está a ser efectuado actualmente – para «criar novos serviços de cuidados de saúde», apontou Miguel Castelo Branco, presidente do concelho de administração do CHCB.

Durante as comemorações do aniversário do CHCB, que agrega os hospitais do Fundão e Pêro da Covilhã, Miguel Castelo Branco anunciou novos projectos e serviços para melhorar a prestação dos cuidados de saúde aos utentes. A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, que entrará em funcionamento «muito em breve» e irá «funcionar em estreita relação com a urgência para que os doentes possam beneficiar com rapidez dos conhecimentos da ciência moderna em relação à saúde», de forma a tratar com rapidez uma das principais causas de morte em Portugal. O Hospital do Fundão também vai reabrir brevemente o novo serviço de medicina paliativa e deverá beneficiar ainda do Sistema de Manchester até ao final do ano ou inícios de 2005 e de mais duas unidades médicas (serviço de Infecciologia e Oncologia Média). A modernização das restantes áreas do hospital fundanense, investimento que ascende a dois milhões de euros, é outra das prioridades a levar a cabo pelo CHCB para o «transformar num espaço condigno para a população». Entretanto, a unidade vai continuar a desenvolver o processo de acreditação de qualidade do hospital, permitindo assim uma «avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados». O processo já decorre desde Julho e deverá estar concluído até ao final de 2005.

De salientar ainda que o CHCB distinguiu os funcionários com mais anos de serviço e assinou ainda três protocolos de cooperação com a UBI para assessoria em matemática e estatística, com a Câmara da Covilhã para a cedência de uma viatura para o tratamento da alcoologia e com os ex-membros do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira para a constituição de um grupo de voluntariado para a unidade de tratamento da alcoologia.

Sobre o autor

Leave a Reply