Arquivo

CERVAS liberta mais seis aves selvagens

Milhafres-pretos, uma garça-vermelha e duas águias-de-asa-redonda devolvidos à natureza amanhã e segunda-feira

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), de Gouveia, prossegue por estes dias à libertação de seis aves em vários locais dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra e Aveiro.

Amanhã de manhã, será devolvido à natureza um milhafre-preto na zona do Covão do Forno (Seia), numa sessão organizada em colaboração com o Parque Natural da Serra da Estrela e da EDP, no âmbito das acções que esta empresa está a desenvolver para a cobertura de um canal de água onde se verificava elevada mortalidade de fauna. Para segunda-feira estão marcadas as libertações de um milhafre-preto em Treixedo (Santa Comba Dão), de uma garça-vermelha na Mata Nacional do Choupal (Coimbra), de duas águias-de-asa-redonda em Outil (Cantanhede) e Fermentelos (Águeda), bem como de um milhafre-preto na Moita (Anadia). Estes exemplares foram recolhidos por populares ou apreendidas pelas autoridades, que os entregaram aos cuidados do CERVAS, onde se desenrolou todo o seu processo de recuperação que consistiu em alimentação, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.

O CERVAS é uma estrutura do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Os seus objectivos são detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. Nesse sentido, qualquer animal selvagem que seja encontrado ferido ou debilitado deverá ser encaminhado directamente para o centro (96-2255827/ 238-492441/ 275-980060) ou através dos serviços do SEPNA da GNR, ou da PSP, onde será de imediato tratado por um médico veterinário da fauna selvagem. Mais informações em cervas.pnse@gmail.com.

Sobre o autor

Leave a Reply