Arquivo

Cereja do Fundão oferecida em grandes eventos

Arranque da presidência portuguesa da União Europeia e Festas de Santo António são alguns dos alvos da campanha de promoção

A Câmara do Fundão vai distribuir este ano 3.700 quilos de cereja na campanha de promoção anual do concelho. A iniciativa, denominada “Cereja do Fundão”, começou no passado domingo e prolonga-se até 7 de Julho com festas, mostras gastronómicas e a oferta de 30 mil embalagens, de 125 gramas, em diversos eventos nacionais e internacionais.

Entre outros, a cereja fundanense vai ser distribuída no arranque da presidência portuguesa da União Europeia, a 1 de Julho, e no espectáculo de eleição das sete maravilhas do mundo (7 de Julho), no Estádio da Luz. A campanha também estará presente nas festas de Santo António de Lisboa e no festival UNICEF, que decorre de 28 de Junho a 1 de Julho em Oeiras. Este ano, a autarquia aposta ainda na divulgação nas estações do Oriente, Santa Apolónia, Entrecampos e na distribuição nalguns comboios Alfa Pendulares e Intercidades durante o mês de Junho. Trata-se do quarto ano consecutivo desta promoção e, segundo Manuel Frexes, os resultados são positivos para o turismo e para a agricultura local. «Nos últimos cinco anos, a plantação de novas cerejeiras cresceu 30 por cento», exemplificou o autarca do Fundão, um município que produz cerca de seis mil toneladas de cereja por ano, o que representa metade da produção portuguesa.

Por outro lado, as 450 camas dos hotéis da cidade já estão esgotadas para a Festa da Cereja, que decorre de 15 a 17 de Junho, em Alcongosta, adianta o edil. «Há 80 excursões confirmadas para essa altura», revela, sublinhando que o Fundão ganhou «notoriedade» com esta campanha. A promoção “Cereja do Fundão” 2007 está orçada em 100 mil euros e é organizada pela empresa municipal Fundão Turismo. Do programa fazem parte ainda um festival gastronómico em vários restaurantes do concelho (Junho). No final deste mês, a Escola Profissional do Fundão realiza a sétima edição do Festival Gastronómico da Cereja, em que participam escolas de hotelaria da Bélgica, França, Itália, Espanha e o chefe de cozinha de um hotel Hilton da Escócia. Entre 28 e 30 de Maio, os participantes vão preparar diferentes iguarias – entradas, peixe, carne e sobremesas – tendo por base a cereja.

Sobre o autor

Leave a Reply