Arquivo

Cereja à mesa no Fundão

IV Festival Gastronómico da Cereja termina hoje

Mais do que um simples fruto de Verão, a cereja pode ser um verdadeiro manjar. Pelo menos assim tentam comprovar as oito escolas europeias de hotelaria que participam desde a última terça-feira na IV edição do Festival Gastronómico da Cereja promovido pela Escola Profissional do Fundão.

Desde as entradas às sobremesas, passando pelas compotas, pelos licores ou até mesmo pelos chocolates recheados com cerejas, não faltam iguarias para servir de mote à promoção do fruto característico e predominante na Serra da Gardunha e cartaz turístico do concelho. O que importa é divulgar a cereja «em todas as suas vertentes», revela Santos Costa, director da Escola Profissional do Fundão, que pretende com esta iniciativa «promover a utilização culinária da cereja em todas as épocas do ano». Além da entidade organizadora, o festival conta com os contributos da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, do núcleo escolar do Fundão da Escola de Hotelaria de Coimbra e das habituais escolas espanholas “Instituto de Educación Secundária Vaguada de la Palma” e a “Escuela Municipal de Cocina Ciudad de Plasência. A escola alemã “Elisabeth – Kniping Schule”, a belga “CVO Elisahout Avondscholl Coovi” e a francesa “CFA – Antenne de Métiers de Bouche” apresentam-se pela primeira vez no certame dispostas a confeccionar pratos «criativos» que «valorizem a cereja como algo de inovador», salienta Santos Costa.

Cada escola tem mostrado os melhores pratos confeccionados com cereja, sendo que os pontos altos do certame têm sido os jantares de terça e quarta-feira no restaurante “Quinta das Flores”, no Fundão, onde têm sido apresentadas as receitas originais e criativas dos alunos. Para além de ser um elemento decorativo em pratos e saladas, a cereja tem sido apresentada neste festival gastronómico como base de «molhos, vinagre, sumo e pães com passas de cereja», exemplifica Santos Costa, que diz estar bastante satisfeito com os contributos das escolas participantes em descobrir «novas receitas». O almoço de hoje encerra as especialidades confeccionadas com cereja. Com um orçamento de 13 mil euros, o festival gastronómico conta com os apoios da Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira, da Caixa de Crédito Agrícola, da Associação Comercial e Industrial e da autarquia local, que aproveita assim este festival para dar o “pontapé de saída” na promoção turística do concelho durante o Euro 2004 e o “Rock in Rio”. Sob o slogan “Cerejas do Fundão, o Fruto da Nossa Selecção”, a autarquia e a Empresa Municipal de Turismo (EMT) vão distribuir mais de 20 toneladas de cerejas nas imediações dos Estádios que acolherão, a partir de 12 de Junho, jogos de Portugal, Inglaterra e Espanha no âmbito do Euro 2004. O objectivo da campanha é promover o concelho e as actividades que se realizarão em breve, caso do Imago 2004 – Festival de Cinema e Vídeo Jovem, já que cada caixa conterá o programa do festival que se realiza em Outubro. A campanha, orçada em mais de 150 mil euros, abarca ainda o “Rock in Rio”, a colocação de “outdoors” pela A23 e a circulação de carrinhas promocionais nas principais fronteiras terrestres.

Sobre o autor

Leave a Reply