A Cercig vai hastear a única Bandeira Verde na Guarda, atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa, que simboliza o reconhecimento de um trabalho empenhado na área da educação ambiental, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas.
A cerimónia de entrega de galardões realizou-se no passado dia 30 de Setembro, em Oliveira de Azeméis, tendo atribuídas um total de 318 bandeiras, a hastear em 110 municípios portugueses, entre os quais a Guarda graças à Cercig. O tema da iniciativa para este ano foram os “Transportes e a mobilidade sustentável”, mas os únicos participantes do concelho fugiram da temática central e desenvolveram um vasto trabalho sobre reciclagem, um dos temas-base do plano de acção. Durante todo o ano lectivo, os alunos tiveram que obedecer a um plano de acção cujos passos começaram com a criação do Conselho Eco-Escola, passando por uma auditoria ambiental, trabalho curricular, momentos de monitorização, avaliação e divulgação, elaboração de um Eco-Código, até à candidatura ao galardão propriamente dita. Os jovens da Cercig, mais especificamente os da valência educativa, conceberam e expuseram actividades mais viradas para a reciclagem, «porque é uma temática que está na “moda” e é importante para a sua formação cívica», justifica Margarida Carvalho, coordenadora do projecto Eco-Escolas naquela instituição.
Para tal, ao longo do ano, apetrecharam a escola com vários contentores para os diferentes resíduos, «que não havia», alguns técnicos da empresa Águas do Zêzere e Côa realizaram acções de sensibilização sobre reciclagem e os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar uma Estação de Transferência e um Ecocentro, entre outras iniciativas. No final, elaboraram um dossier com todas as acções e iniciativas desenvolvidas, que enviaram para Fundação para a Educação Ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa. «Os alunos estiveram bastante empenhados e gostaram muito de participar, por causa do papel activo que desempenharam», frisa a professora. O programa Eco-Escolas destina-se a todas as escolas, desde jardins de infância até secundárias ou ensino especial, como foi o caso da Cercig. «Agora a bandeira vai ser hasteada no átrio da escola», diz orgulhosamente a coordenadora. Mas já há ideias e projectos para este ano lectivo: «Vamos continuar a rota do lixo», adianta a professora, pois os alunos já conhecem o percurso do lixo entre as casas e a Estação de Transferência. «Falta visitar empresas que transformam o lixo em matéria-prima», refere Margarida Carvalho, entre outras iniciativas. Entre as escolas galardoadas com a Bandeira Verde no distrito da Guarda, destacam-se Seia como um dos concelhos do país com mais participações, cerca de 24, e também Trancoso, com a participação da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra.
Patrícia Correia