Arquivo

Centro Escolar do Vale do Mondego abre portas

Infraestrutura engloba jardim-de-infância e escola básica do primeiro ciclo e tem capacidade para 175 crianças

O Centro Escolar do Vale do Mondego recebe os alunos na segunda-feira, apesar da sua inauguração só estar marcada para dia 27, aquando das celebrações do dia da cidade da Guarda.

Com um custo total que ronda os 1,4 milhões de euros, a infraestrutura, localizada na freguesia do Porto da Carne, vai acolher um jardim-de-infância e turmas do ensino básico do primeiro ciclo, tendo capacidade para 175 crianças. O Centro Escolar acolherá aproximadamente 100 alunos, que serão distribuídos por quatro salas e mais uma para enriquecimento curricular, e 75 crianças do pré-primário, que vão dispor de três salas. Está ainda apetrechado com refeitório/sala polivalente, cozinha, área de recursos/biblioteca, entre outras valências. O Centro Escolar do Vale do Mondego vai concentrar as crianças das freguesias de Porto da Carne, Mizarela, Cavadoude, Aldeia Viçosa, Vila Cortês, Pêro Soares e Vila Soeiro, sendo que, com a sua edificação, vão encerrar escolas e jardins-de-infância de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego, com cerca de 40 alunos, que serão transferidos para a nova unidade. Este é o segundo centro escolar a entrar em funcionamento no concelho, depois de Gonçalo. Em construção continua o projecto da Sequeira, na Guarda-Gare.

Comentários dos nossos leitores
Clara Costa clara.costa1957@gmail.com
Comentário:
Apesar de entender que, como diz o poeta ” o mundo pula e avança”, não sei se esta será a melhor opção para estas crianças. Não sei se melhores salas significarão melhores aprendizagens. não sei se mais crianças juntas significa melhores apoios, … Acredito que este dinheiro que se gastou na construção destas salas seria mais e melhor aproveitado se fosse investido na escola sede do Agrupamento onde, no futuro, estes alunos verão a diferença entre o que é ter e não ter condições. Há gente que olha demais para o seu umbigo e para a oportunidade de oferecer algo em troca dos votos das próximas eleições. Creio que este é o caso!
 

Sobre o autor

Leave a Reply