Arquivo

Centro Escolar da Sequeira adjudicado por 2,3 milhões

Obra deve arrancar no segundo trimestre deste ano para estar concluída em 2011

A construção do Centro Escolar da Sequeira, o maior da Guarda, foi adjudicada à proposta mais baixa, cerca de 2,3 milhões de euros, apresentada pela empresa Cipriano Pereira e Carvalho.

A empreitada deverá começar no segundo trimestre deste ano no espaço da antiga estação fruteira na Guarda-Gare. O prazo de execução é de 730 dias (dois anos), estimando-se que possa entrar em funcionamento no ano lectivo de 2011. O edifício vai acolher mais de 300 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo e resolverá o problema de sobrelotação que se verifica nas duas escolas primárias da freguesia de São Miguel. Actualmente, a EB da Estação tem 12 turmas e seis salas de aula, enquanto a escola da Sequeira tem cinco turmas e apenas duas salas. «O Centro Escolar da Sequeira vai servir uma zona com forte crescimento demográfico e graves problemas de oferta, já que os dois estabelecimentos existentes estão com lotação esgotada há alguns anos», sublinhou o vereador com o pelouro da Educação na Câmara da Guarda.

Virgílio Bento disse ainda que este será «o melhor estabelecimento de ensino do concelho e até do distrito, possuindo todas as condições e equipamentos que são, hoje, exigidos às escolas». Isto é, ginásio, biblioteca, centro de recursos para os alunos com necessidades educativas especiais, salas para actividades extra-curriculares e prolongamento de horário, 12 salas de aula e três para o pré-escolar. Segundo o autarca, na próxima reunião do executivo, agendada para quarta-feira, será lançado o concurso público do Centro Escolar do Vale do Montego, a construir no Porto da Carne.

Sobre o autor

Leave a Reply