Arquivo

Centro de voleibol sentado na Escola Carolina Beatriz Ângelo

Assinatura de protocolo com a Federação Portuguesa de Voleibol Culminou Semana do Desporto Paralímpico

O voleibol sentado é a nova oferta desportiva da Escola Carolina Beatriz Ângelo, na Sequeira (Guarda), que acolhe o quinto centro da modalidade da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

O protocolo para a criação desta secção foi assinado na passada quinta-feira, durante a 12ª Semana do Desporto Paralímpico, entre a escola, a federação, Associação de Voleibol da Guarda e a autarquia. A assinatura culminou um dia dedicado à prática do voleibol sentado em sessões monitorizadas pelo coordenador nacional da modalidade na Federação. «O centro serve para sensibilizar todos os alunos da escola, em especial aqueles com capacidades educativas especiais, para a prática do voleibol sentado, mas posteriormente pretende-se envolver outras instituições da região que trabalham com pessoas com deficiência», disse Daniel Lacerda. De acordo com o técnico, o voleibol sentado, uma modalidade paralímpica, está a ser divulgado desde janeiro pela Federação que conta agora cinco centros no país.

Com este acordo, aquela entidade cede apoio técnico e logístico enquanto a escola tem a responsabilidade de dinamizar a prática do voleibol sentado na região. «O nosso objetivo é realizar um encontro nacional no próximo ano», acrescenta o técnico. O voleibol sentado não é uma novidade na Carolina Beatriz Ângelo, onde a prática deste desporto está enraizada há 15 anos e tem dado títulos nacionais em Gira-Volei. Nuno Lemos, professor responsável pela modalidade, constata que, com este acordo, a escola está «mais uma vez na vanguarda da prática do voleibol na região». O docente espera agora que as instituições que cuidam de pessoas com deficiência venham experimentar este desporto. Quanto à Semana do Desporto Paralímpica, Nuno Lemos garante que é uma atividade que continua a fazer sentido: «Depois desta semana, a forma como os nossos alunos encaram a deficiência é diferente, pois sentem as dificuldades que outros colegas ou adultos têm numa vida inteira», afirma.

Na semana passada todos os alunos da Carolina Beatriz Ângelo, que pertence ao Agrupamento de Escolas da Sé experimentaram modalidades paralímpicas como o boccia, goalball, ténis de mesa sentado e voleibol sentado nas aulas de Educação Física. A atividade serviu para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro).

Alunos experimentaram as exigências do voleibol sentado

Sobre o autor

Leave a Reply