Arquivo

Centro de Noite de Cortes do Meio pronto a arrancar

Contrato de adjudicação da empreitada já foi assinado

A freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã, vai passar a dispor no próximo ano de um centro de noite com capacidade para acolher 20 idosos. O contrato de adjudicação da empreitada foi assinado na semana passada com a empresa António Ascensão Coelho e Filhos, no valor de 374 mil euros. Estima-se que a obra possa estar concluída em finais de Maio ou início de Junho.

O novo edifício vai nascer em frente ao Centro de Apoio a Crianças Carenciadas e Idosos (CACCI) da aldeia, no largo central da freguesia, em terrenos contíguos a uma casa onde funciona actualmente a sede daquela colectividade e da Associação de Desenvolvimento Rural Estrela Sul (ADERES). O centro de noite irá dispor de 20 camas distribuídas por 12 quartos individuais e quatro duplos em três pisos, enquanto que o actual edifício irá sofrer algumas remodelações para acolher estruturas complementares aquela unidade, nomeadamente salas de animação, cabeleireiro, salas de enfermagem e medicina, uma copa para refeições ligeiras, sala de convívio para os familiares dos idosos e salas administrativas. Este é mais um dos centros de noite previstos para o concelho. Aliás, a Covilhã está a assistir este ano a uma verdadeira revolução quanto a estas estruturas de acolhimento e alojamento de idosos durante a noite. Ao todo, há seis centros de noite em construção ou cuja obra está pronta a avançar, contribuindo para a entrada em funcionamento de uma verdadeira rede de centros de noite na Covilhã.

Para além de Cortes do Meio, estão ainda previstos centros idênticos em Vila do Carvalho, Barco, Peraboa, S. Jorge da Beira e Unhais da Serra. Segundo Serra dos Reis, presidente da direcção do CACCI, esta obra é uma «necessidade» para apoiar os idosos de Cortes do Meio e de freguesias vizinhas, pois, para além de «prestar um serviço de qualidade», irá também responder «às situações de isolamento» em que muitos se encontram. «Com esta obra fecha-se o ciclo de prestação de serviços à população de Cortes do Meio», anunciou Serra dos Reis, ao recordar que o CACCI presta já apoio domiciliário a idosos, tem um centro de dia e disponibiliza uma creche e Ocupação de Tempos Livres para as crianças. Para além disso, o futuro centro de noite vai permitir a criação de postos de trabalho na freguesia, com a contratação de técnicos superiores e mais três ou quatro funcionários administrativos. O empreendimento terá um custo total de 549 mil euros – incluindo a compra do edifício e dos terrenos (112 mil euros), o projecto (27,5 mil euros) e equipamento (33,7 mil euros), sendo financiado em 50 por cento pela Segurança Social, através do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS).

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply