Arquivo

Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes inaugurado no Sabugal

Espaço tem como objetivo colocar o espólio do filósofo ao serviço da comunidade

O Sabugal ganhou no passado sábado um importante espaço cultural, com a inauguração do Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes. O novo equipamento, situado no edifício da Biblioteca Municipal, coloca à disposição do público o vasto espólio do escritor e pensador, que este fez questão de doar ao município de onde é natural.

A O INTERIOR, Jesué Pinharanda Gomes esclarece que este espaço com o seu nome acolhe a sua «segunda e última biblioteca», num total de cerca de cinco mil livros. As obras integram vários módulos, sendo que «o mais importante é o da filosofia, designadamente filosofia clássica e filosofia portuguesa», adianta. Há também áreas dedicadas à História de Portugal e à História da Igreja e também à antropologia, assim como dicionários e gramáticas. Além do espólio bibliográfico de Pinharanda Gomes, podem também ser admirados um conjunto de medalhas, condecorações, distinções e ofertas ao autor, entre outros pertences. O filósofo autodidata realça que a biblioteca deste Centro de Estudos inclui «algumas obras que não são fáceis de encontrar em qualquer parte e que poderão ter utilidade para investigadores e estudantes do ensino superior».

Entre elas destacam-se a obra completa de Aristóteles na edição grego/latim, a suma teológica de São Tomás de Aquino na edição latim/castelhano e a obra completa de Platão em grego/inglês. Há também obras dos autores mais significativos da filosofia portuguesa, como Silvestre Pinheiro Ferreira, Pedro de Amorim Viana, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra ou Teixeira de Pascoaes, entre outros. Pinharanda Gomes afirma que doou todo este material à Câmara porque «é importante colocar os livros à disposição do público, em vez de os deixar nas estantes a apodrecer». A vontade do autor é que, «à medida que os anos passem, os livros se vão estragando, não por causa do tempo, mas por causa do uso que lhes é dado». Nesse sentido, Pinharanda Gomes agradece ao município do Sabugal por ter criado «as condições logísticas favoráveis» para que as obras pudessem ser colocadas à disposição da comunidade.

O pensador destacou ainda o «programa excelente» da inauguração, que acabou por se transformar «numa homenagem, o que não era o meu desejo». A cerimónia incluiu «uma surpresa muito agradável», nas palavras do pensador: um recital de música local pelo coro feminino de Quadrazais, a sua aldeia natal. No salão nobre dos Paços do Concelho do Sabugal marcaram presença João Bigotte Chorão, Miguel Real e Paulo Leitão Baptista, que fizeram a apresentação da vida e obra de Pinharanda Gomes, bem como o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e o presidente do município, António Robalo.

Quem é Jesué Pinharanda Gomes

Jesué Pinharanda Gomes nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal, em 1939. Após a escola primária, fixou-se na Guarda, onde cumpriu parte dos estudos secundários, rumando depois a Lisboa. Historiador, filósofo, pensador, ensaísta e investigador autoditata, é autor de um vasto elenco de obras, que privilegiam três componentes essenciais: História da Filosofia Portuguesa, História da Cultura, e História da Igreja em Portugal. É colaborador dos principais dicionários e enciclopédias portugueses, e integra a Academia Luso-Brasileira de Filosofia, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (sócio fundador) e a Sociedade de Língua Portuguesa.

Fábio Gomes Cerimónia contou com a presença de várias dezenas de pessoas

Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes
        inaugurado no Sabugal

Sobre o autor

Leave a Reply