Arquivo

Centenas de pessoas na 1ª Mostra/Exposição de Gado de Trancoso

Iniciativa decorreu no passado domingo no dia de encerramento da Feira trancosense de São Bartolomeu

Decorreu no passado domingo, nas instalações do Mercado de Gado de Trancoso, a 1ª Mostra/Exposição de Gado da cidade, que juntou criadores pecuários dos concelhos de Mêda e Trancoso.

A mostra, que envolveu gado ovino, bovino e caprino, teve a adesão de dezenas de criadores dos dois concelhos que exibiram os seus animais no certame e foi visitada por centenas de pessoas que reviveram parte da antiga tradição da Feira trancosense de São Bartolomeu, que no passado foi a mais importante feira de gado da região. Nela compareciam e transacionavam animais gentes de toda a Beira Interior e Trás-os-Montes, afirmando-a como o principal centro regional do comércio de gado. A importância desta feira no mercado pecuário era continuada nos mercados semanais da localidade, facto que levou à construção do Mercado de Gado de Trancoso.

Várias circunstâncias vieram, contudo, a fazer decair o número de transações de animais neste local. De acordo com o município, «nos últimos anos, o comércio pecuário em Trancoso veio diminuindo drasticamente, de tal modo que as instalações do Mercado de Gado se encontravam mesmo encerradas e em adiantado estado de degradação».

O novo executivo da Câmara de Trancoso, que definiu como eixo prioritário do desenvolvimento concelhio a revitalização das atividades agrícolas, pecuárias e silvícolas, procedeu, com recurso aos seus meios próprios, à reparação do edifício do Mercado de Gado e organizou esta 1ª Mostra/Exposição como forma de dinamizar a exploração pecuária, através da troca de experiências entre os diversos criadores. Outro objetivo é o de «chamar a atenção para a importância regional de que se reveste a revitalização das trocas comerciais de gado, procurando situar de novo o mercado de Trancoso no mapa dos grandes eventos ganadeiros do país». O presidente da Câmara, Amílcar Salvador, congratulou-se com a tão grande adesão dos criadores à iniciativa e prometeu que a autarquia prosseguiria a sua ação, assumindo um papel de parceiro ativo junto de todos os agricultores, procurando apoiar e dinamizar as atividades agrícolas, pecuárias e silvícolas, porque serão estas atividades que «permitirão combater a emigração, evitar a desertificação e alavancar o desenvolvimento do concelho noutras áreas, como o comércio ou o turismo».

Evento juntou criadores pecuários dos concelhos de Mêda e Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply