Arquivo

Censos 2011 arranca a 7 de Março

Este ano, os portugueses terão a possibilidade de responder aos diversos questionários através da Internet

Os Censos 2011 vão arrancar a 7 de Março, dia em que os recenseadores ao serviço do Instituto Nacional de Estatística (INE) começarão a distribuir os inquéritos por todo o país, deixando também a cada agregado um envelope fechado com códigos de acesso à Internet.

Segundo a presidente do INE, Alda Carvalho, esta é «a grande aposta» do recenseamento populacional do próximo ano, sendo que os cidadãos poderão responder aos inquéritos de «forma confortável e faseada». Além disso, as respostas via Internet permitem «uma garantia de qualidade», porque «não vai exigir qualquer tratamento posterior», já que a informação passa directamente do cidadão para o INE. Se tiver dificuldades, poderá pedir apoio ao recenseador na sua Junta de Freguesia ou na linha do INE. Este método vai ser usado pela primeira vez, a par de um novo sistema de informação que permitirá controlar de forma exaustiva e em tempo real o desenvolvimento do trabalho de campo e a sua qualidade. Também a geo-referenciação dos edifícios será feita, pela primeira vez, em suporte digital.

O Governo estima que o próximo recenseamento tenha um custo que rondará os 50 milhões de euros – cerca de 4,5 euros por indivíduo recenseado –, valor que o INE diz ser idêntico a 2001, data do último inquérito. Toda a informação prestada está sujeita ao segredo de estatística, não podendo ser utilizada para outro fim, nem mesmo ao fisco ou a tribunais. Os dados estarão encriptados e protegidos. De acordo com o INE, serão abordados cerca de 10,7 milhões de pessoas, quatro milhões de famílias, seis milhões de alojamentos e 3,6 milhões de edifícios. Os Censos são um recenseamento geral da população, que tem o dever cívico de participar, feito através de um mega-inquérito. É a partir desta recolha exaustiva de informação que se constroem as amostras para as estatísticas de maior periodicidade. Foi realizado, pela primeira vez, em 1864 e desde 1890 que ficou decidido que seria feito de dez em dez anos. A partir de 1970 passou a realizar-se o recenseamento da população e da habitação e, simultâneo.

Censos 2011 arranca a 7 de Março

Sobre o autor

Leave a Reply